- Publicidade -

Livro impulsiona criação de negócios verdadeiramente sustentáveis

Negócios Eco-Lógicos na Era do Greenwashing foi escrito por ativista, pesquisadora e fundadora da primeira loja lixo zero do Brasil

livro negócios ecológicos
Foto: Reprodução | Editora Bambual

A ativista ambiental e geógrafa Lívia Humaire lançou seu terceiro livro, Negócios Eco-Lógicos na Era do Greenwashing, em um evento que teve workshops e um bate papo entre a autora e convidadas. Formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, Lívia fundou a primeira loja ‘desperdício zero’ do Brasil e segue pesquisando caminhos para a regeneração do planeta, o que envolve um novo modelo de negócios.

- Publicidade -

“Todo dia nasce um negócio que se diz ‘amigo do meio ambiente’. Mas será mesmo que essas empresas respeitam a natureza? Muitos negócios se aproveitam da boa vontade do consumidor em buscar soluções ecológicas, usam essa predisposição e boa fé das pessoas para vender produtos apenas embalados em papel verde e que se dizem ‘melhores para o planeta’”, questiona a autora.

Lívia Humaire viveu na pele o desafio de fundar um negócio sustentável e aprendeu muito com a experiência. Foi Lívia quem criou e lançou o projeto “Mapeei – Uma Vida sem Plástico“, a primeira loja do Brasil destinada ao movimento desperdício zero. Aberta em setembro de 2018, a loja foi vendida em 2020.

mapeei
Foto: Facebook | Mapeei

Hoje Lívia vive na Europa onde faz mestrado em Antropologia e Alterações Climáticas na Universidade de Coimbra e se tornou uma das vozes atuantes do ativismo socioambiental. Durante o período de lockdown provocado pela pandemia de Covid-19, ela criou o curso online Formação em Negócios Eco-lógicos, no qual orientou mais de 80 empreendedores, a maioria brasileiros, focados em desenvolver negócios verdadeiramente sustentáveis.

A experiência prévia como mentora, consultora e empreendedora ajudou no desenvolvimento do livro, que serve como um guia para quem deseja criar um projeto ecológico do zero ou mesmo redirecionar algum já existente.

- Publicidade -

Quer entender o que são negócios ecológicos? Acesse www.transicoesecologicas.com

embalagem positiv.a
Foto: Divulgação | positiv.a

Com linguagem acessível e argumentação contundente, a autora apresenta de maneira objetiva os fundamentos e a modelagem de sua proposta para negócios eco-lógicos. Como case, ela traz a trajetória de construção da marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos positiv.a, motivo pelo qual o bate papo de lançamento do livro  incluiu a co-fundadora e diretora de impacto da positiv.a, Marcella Zambardino.

“Lívia e eu nos conhecemos em 2018, e logo nos conectamos. A participação da positiv.a no livro aborda os pilares sociais e ambientais fundamentais para a construção e sustentação da empresa que é um negócio que nasceu para resolver problemas gerados pela indústria de bens de consumo tradicionais, conta Marcella.

- Publicidade -

Negócios Eco-Lógicos na Era do Greenwashing

livro negócios ecológicos
Foto: Reprodução | Editora Bambual

Fundamentos e modelagem de negócios para a década da Regeneração

A busca por soluções para minimizar, ou até mesmo inverter, o impacto humano no ecosistema da Terra é urgente. Por outro lado, será que estamos dispostos a mudar nossas estruturas para que a espécie humana sobreviva ao ecocídio que está cometendo?

Em linguagem acessível e argumentação contundente, Lívia Humaire apresenta de maneira muito objetiva os fundamentos e a modelagem de sua proposta para negócios eco-lógicos. Um dos pontos de partida é a biomimética: o que o mundo natural tem a nos ensinar sobre empreender?

A partir desta e outras perguntas, Lívia desenvolve suas reflexões para apresentar a ferramenta Árvore Produto-lógica e inúmeros exemplos de empreendimentos que nasceram a partir desta ferramenta, inclusive com seus gráficos-Árvores preenchidos. O livro traz, ainda, dois grande presentes: um capítulo inteiro sobre greenwashing e qr-codes com links para conteúdos mais aprofundados e que serão atualizados quando necessário.

Sem dúvida, este é um guia imprescindível em tempos de crise ambiental, econômica e social, para a reestruturação dos negócios que já existe e inspiração para os que estão sendo criados.

O livro está a venda pelo site da Editora Bambual por R$ 62,40.

Lívia Humaire

Lívia Humaire
Foto: Reprodução | Editora Bambual

Geógrafa paulistana formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, é ativista socioambiental, mãe da Iuna, fundadora da primeira loja ‘desperdício zero’ do Brasil e pesquisadora voraz de sustentabilidade. Hoje reside entre Suíça e Portugal e é mestranda em Antropologia e Alterações Climáticas na Universidade de Coimbra.

Lívia também é autora dos livros Guia de entrega sem plástico para empreendedores ecológicos, e-book que pode ser baixado gratuitamente, e de Sua empresa é uma árvore: Guia prático para projetar negócios ecológicos, e-book à venda na Amazon por R$ 62.