- Publicidade -

Saiba qual a importância do brincar

Brincar é coisa séria! Semana do Brincar reúne uma extensa programação de atividades gratuitas

dia do brincar
Foto à esquerda: Vanessa Oliveira | Foto à direita: Divulgação | Sesc SP

Fazer poções mágicas, transformar barro em “comidinha” e gravetos em bonecos. A infância está recheada de imaginação e criatividade. As brincadeiras, que cercam esta fase da vida, são essenciais para o desenvolvimento da criança. O Instituto Alana – organização de impacto socioambiental – aponta que é na brincadeira que a criança desenvolve a linguagem corporal, a fala, amplia seu repertório sensorial, aprendem sobre si e sobre os outros, aprende a tomar decisões, a avaliar riscos e a compreender melhor o mundo com brincadeiras simbólicas.

- Publicidade -

Estudos apontam que a exposição aos micróbios nas brincadeiras infantis contribuem com a imunidade das mesmas; que brincar na natureza é essencial para o desenvolvimento e que os benefícios de brincar nas águas (como rios e lagos) podem ser sentidos na vida adulta.

Brincar é tão importante que, desde 1990, é definido como um direito no Estatuto da Criança e do Adolescente. Está lá no Art. 16: “brincar, praticar esportes e divertir-se”. Entretanto, o direito de brincar – sobretudo para quem vive nas grandes cidades – é ameaçado diante da falta de espaços, da violência nas ruas, das telas e até mesmo de tempo: sim, muitos adultos preenchem a rotina da criança com excesso de programação, como cursos, deixando pouco tempo ou nada para o livre brincar.

O Instituto Alana, que é uma instituição séria na defesa da vivência plena da infância, ressalta que é preciso defender o “brincar livre”. Isto é, o brincar espontâneo, sem tantas intervenções ou visões utilitaristas de aprendizagem. Aprender já será uma consequência natural. “Transformar o brincar em uma atividade dirigida, controlada e manipulada para uma intenção restrita e específica, reduz a sua potência”, aponta o Alana em sua cartilha “Em defesa do Brincar Livre”.

Outro ponto relevante está em estimular as brincadeiras na natureza e com a natureza. Isso afasta as crianças das telas, coloca-as em movimento, promove o bem-estar mental, além de valorizar a relação respeitosa com os bichos e as plantas. O melhor brinquedo para a criança é a própria natureza.

- Publicidade -

Dia do brincar

O dia 28 de maio é o “World Play Day” – Dia Internacional do Brincar. Para celebrar a data, diversas instituições realizam a “Semana do Brincar” com atividades gratuitas ao longo da semana. O evento é realizado simultaneamente por cidades do mundo todo, com a mesma temática definida pela Aliança pela Infância. Em 2023, o tema é “A Natureza no Brincar”.

Em São Paulo, a rede Sesc possui uma programação aberta, gratuita e extensa – confira tudo aqui.

playgrounds crianças Utrecht
Foto: Kelly Sikkema | Unsplash

A Prefeitura de São Paulo também promove a Semana Municipal do Brincar com mais de 300 atividades abertas e gratuitas em espaços públicos como bibliotecas, CEUs e parques municipais de todas as regiões da capital. Consulte a programação completa aqui. ]

- Publicidade -

Todas as atividades serão realizadas até 28 de maio.