- Publicidade -

Ourolux anuncia fim da venda de lâmpadas com mercúrio

Marca antecipa para 2024 acordos internacionais que determinam que lâmpadas fluorescentes sejam substituídas por versão de LED

lâmpadas
Foto: iStock

Um dos riscos que as lâmpadas fluorescentes trazem é o mercúrio em sua composição – uma ameaça para o meio ambiente e para a nossa saúde. Uma solução é substituir estas lâmpadas, por versões mais modernas de LED que garantem inclusive, maior eficiência energética.

- Publicidade -

A União Europeia tem implementado medidas rigorosas para restringir o uso de lâmpadas com mercúrio, incluindo a proibição de iluminação fluorescente e projetores de lâmpadas a partir de 2026. No Brasil, a Ourolux, se antecipou e declarou que vai extinguir a sua linha de lâmpadas fluorescentes que contêm mercúrio em 2024

A marca cumpre mais cedo um outro acordo celebrado na  Convenção de Minamata, em que 140 países decidiram pelo fim da comercialização do produto até 2025.

consumo energia
Foto: Pixabay

Essa decisão começou há cinco anos com a redução progressiva de lâmpadas de mercúrio do mercado. Para se ter ideia, de 15 milhões de unidades vendidas por ano, o número caiu para 3 milhões em 2022. Além de reforçar seu compromisso com a preservação ambiental, o objetivo é fortalecer ainda mais a presença das lâmpadas LED entre os consumidores – tecnologia que consome menos energia, tem vida longa, não inclui mercúrio na composição e favorece o processo de logística reversa.

De acordo com dados divulgados pela USP, o consumo de energia elétrica destinado à iluminação no Brasil representa aproximadamente 16% do total gerado no país, com um aumento durante o período noturno. As lâmpadas de LED podem gerar até 85% de redução no valor da conta de luz, quando comparadas a tecnologias tradicionais; têm a mesma intensidade de iluminação; duram até três vezes mais; e ainda não emitem radiação UV.

- Publicidade -

Comparativo entre lâmpadas

energia elétrica
Foto: Pixabay

Fluorescente

  • Consumo: 15w.
  • Lúmens (intensidade de luz): 800.
  • Durabilidade: 8 mil horas.
  • Preço: R$ 11,00.
lâmpada LED
Foto: Federico Bottos na Unsplash

LED

  • Consumo: 9w.
  • Lúmens (intensidade de luz): 800.
  • Durabilidade: 25 mil horas.
  • Preço: R$ 8,00

“Acreditamos que é nossa responsabilidade liderar pelo exemplo, adotando práticas sustentáveis que beneficiem não apenas nossos clientes, como também toda a sociedade. Ainda estamos cientes de que promover ações como essa não é uma escolha, mas sim necessidade imperativa para as gerações presentes e futuras”, destaca Roberto Saheli, CEO da Ourolux.

Além disso, o descarte inadequado das lâmpadas fluorescentes, que muitas vezes são jogadas no lixo comum, pode levar à contaminação do solo e da água por mercúrio. Devido à presença de mercúrio em sua composição, as lâmpadas fluorescentes requerem descarte em coletores especiais.

No Brasil, estima-se que anualmente sejam geradas cerca de 206 milhões de unidades desses resíduos. No entanto, apenas 6% desse total é descartado de maneira adequada, conforme revelado por um artigo técnico publicado em 2014 pela revista Engenharia Sanitária Ambiental, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).

- Publicidade -