- Publicidade -

Coleção de livros apresenta fauna do Pantanal para crianças

Kits socioeducativos trazem ainda a série de jogos “O Pantanal é Animal” e guias ilustrados de identificação de espécies

livros pantanal
Foto: Baobá Comunicação

Idealizada pela Chalana Esperança, projeto criado pelas biólogas Daniella França, Luciana Leite, Lua Benício e Cecília Licarião, a coleção Vozes do Pantanal apresenta a diversidade da fauna do bioma para o público infantil em cinco livros. A iniciativa socioeducativa, que alia conscientização ambiental e engajamento comunitário, foi originalmente lançada, no final de março deste ano, com a distribuição gratuita de mil kits – que também incluem cinco mil guias de identificação de espécies – em 49 escolas da rede pública de ensino fundamental de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

- Publicidade -

No final de abril, a coleção chegou para o público paulistano, acompanhada do kit O Pantanal é Animal, formada por um jogo de memória e um quebra-cabeças. Com a distribuição completa da primeira tiragem de cinco mil livros e mil kits de jogos, a apresentação da iniciativa em São Paulo foi também uma forma de enfatizar a importância de ampliar a distribuição desse material educativo para as redes pública e privada de ensino de todas as regiões do Brasil, contribuindo para a formação de novos defensores de nossas riquezas naturais.

livros infantis fauna pantanal
Foto: Baobá Comunicação

Vozes do Pantanal

Em meio aos incêndios florestais que devastaram 26% do bioma sul-mato-grossense em 2020, a coleção Vozes do Pantanal foi idealizada pela Chalana Esperança, e editada com o apoio institucional do Documenta Pantanal e do Acaia Pantanal. O primeiro dos cinco livros livro foi justamente Fogo no Pantanal: a deusa da chuva está machucada. Com narrativa estruturada a partir de poemas criados por Luciana Leite, a publicação reúne versos lúdicos que dialogam com as ilustrações multicoloridas da artista visual Cecília Saro, responsável pelo projeto gráfico das cinco publicações.

Neste primeiro livro é revelado o drama da onça-pintada Amanaci. Vítima dos incêndios florestais que em 2020 causaram a morte de mais de 17 milhões de animais do Pantanal, Amanaci teve as patas severamente feridas e foi resgatada e tratada pelo Instituto Nex, um criadouro conservacionista que há 21 anos luta contra a extinção da onça-pintada no Brasil.

livros infantis pantanal
Foto: Baobá Comunicação

Luciana Leite é também autora de Tambanduá-Bandeira e as Estradas do Pantanal, obra que chama a atenção para os reincidentes atropelamentos de animais de diferentes portes da fauna do bioma registrados, sobretudo, na BR-262, principal rodovia de acesso ao Pantanal.

- Publicidade -

Doutora em Zoologia e coordenadora de Educação Para Conservação da Chalana Esperança, Daniella França assina os outros três títulos da coleção. São eles: Carta do Jacaré-do-Pantanal, que aborda a questão da caça predatória; A Arara-Azul e a Caixinha da Esperança, que destaca as consequências do desmatamento para a perda do hábitat de espécies ameaçadas de extinção e presta um tributo ao trabalho da bióloga Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul; e A Grande Aventura do Pintado na Piracema, que adverte para as consequências da pesca ilegal.

quebra-cabeças bichos do pantanal
Quebra cabeça traz diferentes espécies da fauna do Pantanal. Foto: Baobá Comunicação

Jogos e miniguias

Os kits desenvolvidos pela Chalana Esperança também incluem a coleção Pantanal é Animal, composta de um jogo de memória recomendado para crianças acima de 3 anos e formado por 12 cartas com imagens de bichos do Pantanal, e um quebra-cabeças com 60 peças, ambos também ilustrados por Cecília Saro.

O conteúdo educativo é completado com a série de cinco miniguias de identificação de espécies intitulado Animais do Pantanal. Criados com a colaboração de diversos fotógrafos engajados com a defesa do bioma, os miniguias são uma forma de difusão do conhecimento sobre a biodiversidade pantaneira a partir de quatro grupos taxonômicos: aves, mamíferos, répteis e anfíbios.

- Publicidade -
jogo de memória bichos do pantanal
O jogo de memória é recomendado para crianças a partir de 3 anos. Foto: Baobá Comunicação

Com mais de 150 espécies típicas do Pantanal, 35 delas estão em destaque no mini guia de mamíferos. Répteis e anfíbios, que correspondem a cerca de 170 espécies de serpentes, sapos e lagartos encontrados no bioma, tem 32 espécies catalogadas. Mamíferos, com mais de 150 espécies, tem um recorte de 35 destaques. O guia de aves, pela enorme diversidade do grupo, teve de ser desdobrado em três volumes: com cerca de 2 mil espécies em todo o País, 600 delas estão no Pantanal e 132 representantes do bioma foram selecionadas na publicação.

guias espécies do pantanal
Guias ilustrados ajudam a identificar diferentes espécies do Pantanal. Foto: Baobá Comunicação

Manifestações de interesse no material e de futuras parcerias institucionais para a reimpressão dos livros, jogos e miniguias podem ser encaminhadas nos canais de comunicação do Acaia Pantanal ([email protected]) ,da Chalana Esperança ([email protected]) e Documenta Pantanal ([email protected]).

Chalana Esperança

A Chalana Esperança é um projeto fundado pelas biólogas Daniella França, Luciana Leite, Lua Benício e Cecília Licarião com o apoio do Instituto Espaço Silvestre, em resposta aos incêndios que destruíram cerca de 30% do Pantanal em 2020.

Com o propósito de ser uma ponte para boas ações, unindo voluntários e instituições, o projeto segue comprometido com a missão de lutar pela conservação do Pantanal a partir do envolvimento comunitário e da articulação com entidades locais, regionais e globais que sejam verdadeiramente engajadas com a proteção da biodiversidade e do bem-viver de comunidades tradicionais.

kit socioeducativo pantanal
Foto: Baobá Comunicação

Acaia Pantanal

O Acaia Pantanal vem, desde 2008, atuando no Pantanal em prol do desenvolvimento humano e social do Pantanal por meio de ações educativas integradas à preservação do bioma. Por meio de uma escola em regime de alternância oferece ensino fundamental às crianças ribeirinhas, e atua junto ao público jovem e adulto ribeirinho em atividades de geração de renda, saúde, combate ao fogo e apoio à continuidade de estudos, dentre outras ações.

Em parceria com diversas organizações e órgãos públicos atua na formação de professores da rede municipal de Corumbá e acadêmicos de faculdades de pedagogia de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Documenta Pantanal

O Documenta Pantanal é uma iniciativa que conecta profissionais de áreas diversas, ambientalistas e ONGs, para defender o bioma e sensibilizar o público sobre suas urgências. Articulando cineastas, fotógrafos, artistas, cientistas, juristas e representantes do governo e do terceiro setor, produz e apoia documentários, livros, campanhas e reportagens.

Suas ações denunciam os efeitos da mudança climática e da ação humana sobre o bioma, apontam soluções e geram recursos de proteção.

raia pantanal
Raia camufla-se junto ao fundo de um rio. O ferrão venenoso na base da cauda do peixe é temido pelos pantaneiros. Pantanal da Nhecolândia (MS), maio 2010. Foto: Luciano Candisani