- Publicidade -

10 tiny homes (ou mini casas) que inspiram uma vida simples

As casinhas se popularizaram pela sua praticidade e baixo valor de construção e manutenção

Foto: Junior Carranca | Madeiguincho

Adotar a filosofia de que menos é mais e viver de maneira mais leve e simples tem sido o desejo de muitas pessoas, e  esta decisão se torna mais fácil dentro de um espaço projetado especialmente para isto.

- Publicidade -

É por isso que as tiny homes, ou mini casas, se popularizaram tanto, pois elas trazem praticidade e, muitas vezes, um valor mais em conta para sua construção e manutenção. As casas minúsculas também podem fornecer mobilidade quando construídas em cima de um trailer, ou em contêineres, e geram menos impacto ambiental.

Já a nível individual, viver em uma tiny home requer fazer um inventário mais detalhado de nossos desejos e necessidades e viver somente com o necessário.

O CicloVivo separou uma lista com 10 casinhas para inspirar quem sonha em morar em um pequeno lar minimalista. Muitas delas são equipadas com energia solar, captação de água da chuva ou construídas com materiais sustentáveis. Confira:

1. Toca Turquesa

tiny home toca turquesa
Fotos: Toca Turquesa | Facebook

Uma vida com poucos objetos em uma pequena residência dentro de uma fazenda. Se te veio à mente a tradicional casa no mato ou “na roça” você está completamente errado. Estamos falando de uma mini casa que, fora seu tamanho, tem tudo que um jovem casal moderno – e minimalista – pode desejar. Conheça aqui.

- Publicidade -

2. Casa Adraga

casa adraga
Foto: João Carranca | Madeiguincho

Adotar a filosofia de que menos é mais e viver de maneira mais leve e simples se torna fácil dentro de um espaço projetado especialmente para esta escolha. Esta é a ideia por trás da casa Adraga, uma tiny house sobre rodas projetada por uma empresa familiar portuguesa que une arquitetura e marcenaria. Saiba mais aqui.

3. Tiny homes Abodu

Foto: Abodu

Se ter um cantinho para morar já é um privilégio, imagine ter um espaço extra para receber convidados ou até para alugar. Pois é esta ideia que norteia a empresa norte-americana Abodu, que acaba de projetar uma interessante residência modular compacta em tamanho, mas suficiente para suprir as necessidades de uma estadia confortável. O estilo escandivo é o truque certeiro. Confira aqui.

4. Casa Ursa

tiny home
Foto: Junior Carranca | Madeiguincho

Uma casa que acomoda quarto, sala, cozinha, banheiro e até escritório de trabalho. No teto, painéis solares geram energia limpa para abastecer a residência, assim como o telhado inclinado facilita a coleta de água da chuva. Tudo isso em uma mini casa itinerante, cujas rodas podem levar o morador para onde quiser – sem a dor de cabeça das embalagens de mudança. Estamos falando da Casa Ursa, projetada pelo escritório de arquitetura e marcenaria Madeiguincho em Portugal. Conheça aqui.

- Publicidade -

5. Norske Mikrohus

Mikrohus 4seasons
Foto: Instagram / Mikrohus 4seasons

Tons neutros e tudo milimetricamente planejado, assim é a residência da sueca Ida Johansson que mais parece uma casinha de boneca. A decisão de se mudar para uma mini casa minimalista sobre rodas surgiu após assistir ao documentário “Minimalismo Já” disponível no Netflix.

Ida passou a desejar uma vida cercada pela natureza. Contratou a empresa norueguesa Norske Mikrohus, especializada em “tiny homes” móveis e ecológicas, e hoje vive na fazenda de um amigo no sul da Noruega, país vizinho à Suécia. E não foi sozinha: levou seu gato, Teo, a tiracolo e tem a flexibilidade de poder se mudar quando quiser. Saiba mais aqui.

6. Casa Banjo

casa banjo
Foto: Little Bryon

É possível encontrar apartamentos de 10 a 20 m² disponíveis para aluguel e, acredite, dependendo da localização não é barato. Mas viver em um ambiente minúsculo pode não ser tão sufocante, é o que parece quando conhecemos a casa sobre rodas Banjo – uma tiny home construída em Byron Bay na Austrália que até possui espaço para um barzinho ao ar livre. Conheça a casinha aqui.

7. Casas Alpes São Chico

Casa Alpes São Chico
Foto: Porto Quadrado

Usando painéis pré-fabricados, o escritório de arquitetura Porto Quadrado conseguiu levantar três tiny homes, cada uma, em apenas um dia e meio. As chamadas “tiny houses” estão inseridas em meio à natureza do município de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul. 

Mesmo tendo apenas 35m² cada, o espaço é funcional: possui banheiro, quarto, sala, cozinha e até área para churrasqueira (marca da cultura gaúcha). Logicamente, isso só foi possível com a integração de ambientes. O projeto foi batizado de Casas Alpes São Chico. Confira aqui.

8. Casa Fontanilla

tiny home maui
Foto: Stephanie Betsill

Construir uma casa auto suficiente é uma ideia cada vez mais comum, e muitas vezes ambiciosa. Mas, quando a opção é por um modelo tiny house, ou casa pequena, o sonho pode ser mais fácil de se realizar. Um exemplo é a casa da família Fontanilla, em Maui, no Havaí, uma mistura incrível de design e funcionalidade. Sistemas próprios de energia solar e aproveitamento de água permitem que a família seja autossuficiente em relação a estes recursos. Saiba mai aqui.

9. Cabin on the Border

tiny house
Foto: So? Architecture & Ideas

O estúdio SO? Architecture & Ideas, com sede em Istambul, concluiu uma minúscula cabana que funciona totalmente fora da rede. Localizada em um vilarejo na fronteira da Turquia com a Grécia, a chamada Cabin on the Border é uma unidade pré-fabricada, transportável e repleta de soluções sustentáveis. Conheça a pequena casa aqui.

10. Tigín Tiny Homes

Tigín Tiny Homes
Foto: Common Knowledge

As Tigín Tiny Homes, nome de origem gaélica para uma pequena casa ou chalé, têm 20 metros quadrados e são construídas com materiais naturais de baixo carbono, que incluem os painéis de revestimento de cânhamo, isolamento de cortiça e pisos de linóleo de borracha natural. Saiba mais sobre ela aqui.