tiny house
Foto: Little Bryon

É possível encontrar apartamentos de 10 a 20 m² disponíveis para aluguel e, acredite, dependendo da localização não é barato. Mas viver em um ambiente minúsculo pode não ser tão sufocante, é o que parece quando conhecemos a casa sobre rodas Banjo – uma tiny house construída em Byron Bay na Austrália que até possui espaço para um barzinho ao ar livre.

Super funcional, a residência é dividida em cozinha, sala, quartos e banheiro. Tudo isso em apenas 16 m².

Para criar tantos ambientes, o planejamento é essencial. É visível que cada espaço foi muito bem pensando. A cozinha é equipada com pia, fogão portátil e frigobar – tudo na medida para se encaixarem perfeitamente. Prateleiras ajudam na organização dos utensílios e mantimentos.

Na cozinha, também há um balcão com cadeiras que tanto pode ser usado para as refeições como servir de apoio para receber visitas. Ainda é possível abrir uma área externa para acomodar convidados.

O quarto possui apenas a cama de casal e um vasinho de planta suspenso. Logo acima, duas poltronas com mesinha de centro e tapete no chão compõem a sala. O banheiro tem tudo: chuveiro, pia e vaso. E se você achou pouco, o pequeno lar ainda tem quarto de hóspedes com uma cama de solteiro.

Como isso é possível? Além da escolha a dedo dos móveis, na falta de espaço no térreo, tudo foi verticalizado. Há segundo e até terceiro andar. Também a priorização de cores claras, muitas janelas (permitindo a entrada de luz e ventilação), uso de madeira e decoração com plantas – apostando no estilo boho – criam um trailer agradável e que aparenta ser maior do que é. Mérito da empresa responsável Little Bryon, que projeta e constrói pequenas casas -, tudo de modo artesanal e personalizado.

Enfim, a tiny house pode não ser para todos, mas certamente o movimento pode servir de inspiração para a otimização de pequenos espaços e o desapego de excessos.

Fotos: Little Bryon