casa autossuficiente
Foto: Stephanie Betsill

Construir uma casa autossuficiente é uma ideia cada vez mais comum, e muitas vezes ambiciosa. Mas, quando a opção é por um modelo tiny house, ou casa pequena, o sonho pode ser mais fácil de se realizar.

Um exemplo é a casa da família Fontanilla, em Maui, no Havaí, uma mistura incrível de design e funcionalidade. Sistemas próprios de energia solar e aproveitamento de água permitem que a família seja autossuficiente em relação a estes recursos.

Depois de fazer as contas, o casal Zeena e Shane chegaram à conclusão de que comprar uma casa tradicional os levaria a décadas de dívidas e prestações a pagar. Mas, construindo sua própria casa, num tamanho menor, eles poderiam viver a vida que sempre quiseram.

Eles começaram o projeto em 2014, fazendo a maior parte do trabalho com as próprias mãos e com a ajuda da família e amigos. Além disso, os dois passaram a acompanhar filmes e tutoriais sobre a construção de casas autossuficientes.

O primeiro passo do projeto foi desenhar a casa de acordo com as necessidades e vontades do casal. O Segundo passo foi encontrar um trailer que pudesse servir de base para a ideia original, o que foi a primeira dificuldade que eles enfrentaram.

Como não encontraram um trailer que se encaixasse perfeitamente ao projeto, eles decidiram customizar outro modelo. E, a partir deste momento passaram a cortar a madeira para fazer uma casa sob medida para os seus sonhos.

Foram aproximadamente 2 anos de trabalho aos finais de semana, noites livres e feriados construindo a própria casa. O endereço final é uma terreno em uma área rural onde está uma charmosa casa com sala e dois dormitórios.

O interior tem o pé direito alto, muitas janelas, paredes brancas e detalhes em madeira escura.

Além da decoração, a casa tem autossuficiência. Toda a eletricidade vem de um sistema de painéis fotovoltaicos. A água vem de um tanque que permite o aproveitamento da água da chuva e a família optou por um banheiro seco.  

Para acompanhar a rotina da família na sua tiny house, siga o perfil criado por Zeena e Shane no Instagram.