- Publicidade -

Nos EUA, leis evitam o uso de bilhões de sacolas plásticas por ano

Relatório mostra que em apenas 3 estados e 2 cidades americanas, a proibição impediu o uso de 6 bilhões de sacolas plásticas

sacolas de plástico
Foto: iStock

Quando pensamos no fim dos itens plásticos de uso único, as escolhas individuais são importantes, mas ações governamentais, como leis e normas, são capazes tem um impacto enorme – e fundamental. É o que mostra o novo relatório Plastic Bag Bans Work (Proibição de Sacolas Plásticas Funciona, em português) que avaliou o resultado das proibições de sacolas plásticas nos Estados Unidos que reduziram em bilhões o número destes itens circulando em 3 estado e 2 cidades americanas.

- Publicidade -

Publicado pelas organizações sem fins lucrativos Environment America, do US Public Interest Research Group Education Fund e do Frontier Group, o relatório descobriu que as proibições nos estados de  Nova Jersey, Filadélfia e Vermont, e nas cidades, Portland, Oregon e Santa Bárbara, Califórnia, reduziram o número de sacolas plásticas descartáveis ​​usadas em cerca de 6 bilhões por ano.

Segundo a Environment America, o número de sacolas salvas poderia dar a volta ao planeta 42 vezes.

Outra informação importante do relatório é o impacto das proibições no uso pessoal de sacolas: menos 300 sacolas descartáveis deixam de ser usadas por cada pessoa anualmente, em locais onde uma nova lei fosse implantada. De acordo com o relatório, mais de 500 municípios em 28 estados tinham legislação sobre sacolas plásticas em vigor em 2021. Além disso, 12 estados proibiram sacolas plásticas descartáveis: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Maine, Nova Jersey, Nova Iorque, Oregon, Rhode Island, Vermont e Washington. As proibições em todo o estado no Colorado e Rhode Island entraram em vigor no início de 2024.

sacola de plástico
Foto: iStock

“O resultado final é que a proibição de sacolas plásticas funciona”, disse Faran Savitz, defensor do desperdício zero do PennEnvironment Research & Policy Center, em um comunicado à imprensa. “Milhões de habitantes da Pensilvânia perceberam que é fácil viver sem sacolas plásticas e se acostumaram a trazer uma sacola de casa ou pular uma sacola quando podem. Isso significa menos desperdício e menos lixo. Para que nossos filhos herdem uma terra menos poluída, é exatamente disso que precisamos.”

- Publicidade -

Além dos benefícios da proibição de itens de plástico de uso único, os pesquisadores descobriram que algumas empresas encontraram maneiras de usar lacunas na legislação. Um exemplo é a substituição de sacolas de plástico mais fino por sacolas de plástico grosso que são classificadas como recicláveis, algo permitido em alguns estados americanos. Na Califórnia, onde as sacolas plásticas são proibidas desde 2016, estes modelos de plástico mias grosso é vendido por 10 centavos em diversos estabelecimentos. Com essa legislação, o peso das sacolas plásticas utilizadas e descartadas por pessoa aumentou.

sacola plástica
Exemplo de sacola plástica “reutilizável” usada em alguns estabelecimentos. Foto: Tony Dutzik | Plastic Bags Bans Works

Outra troca realizada em diversos locais avaliados é a de sacolas plásticas por sacolas de papel, que ainda são sacolas descartáveis, com ou sem cobrança de taxa – a taxa de 10 centavos, na rede Mountain View, na Califórnia, fez com que o uso da versão de papel caísseJá na Filadélfia o uso de sacolas de papel aumentou 157% com a proibição das sacolas plásticas – quando as opções em papel estavam disponíveis gratuitamente.

Celeste Meiffren-Swango, coautora do relatório e diretora de campanha do Centro de Pesquisa e Política da América Ambiental, reforça que a “intenção dessas leis não é mudar de uma sacola descartável para outra sacola descartável”, disse. “O papel tem seu próprio impacto ambiental”. As melhores alternativas são as sacolas efetivamente resistentes e duráveis, como os modelos de pano.

- Publicidade -
delivery plástico
As entregas de comida sem plástico descartável são a preferência dos brasileiros. Foto: Pixabay

Como tal, os autores do relatório concluíram que políticos comprometidos com a causa ambiental devem implementar legislações consistentes, e sem brechas, para proibir o uso de qualquer tipo de sacolas de plástico descartáveis, incluindo os rotulados como “reutilizáveis” feitos de plástico grosso, bem como cobrar uma taxa pela utilização de sacos de papel para incentivar o uso de sacolas reutilizáveis de verdade, como as ecobags de pano.

Para estimular a mudança de hábitos e reforçar o uso de sacolas retornáveis, uma calculadora online calculadora online da Environment America mostra para a população o impacto das proibições locais de sacolas plásticas.

ecobags de pano supermercado
As ecobags de pano são modelos realmente reutilizáveis e mais sustentáveis de sacolas. Foto: Plastic Bags Bans Works