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Catadores e catadoras de São Paulo ganham Hub da Cidadania

Posto móvel vai ter equipe multidisciplinar para atender profissionais da reciclagem e garantir acesso a políticas e serviços públicos

Expectativa é que Hub da Cidadania atenda pelo menos 1000 pessoas em um ano. Foto: Fábio Rezende

Na posse, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a faixa presidencial de Aline Sousa, estudante de direito que estava na cerimônia representando todos os catadores e catadoras de materiais recicláveis do Brasil. “A subida da rampa para colocar a faixa no presidente não se trata de mim, se trata de todos nós. As catadoras, catadores e toda a população que muitas vezes é invisível e vulnerável precisavam deste ato simbólico para que a população entenda a nossa importância e a importância do nosso trabalho”, conta ela.

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O destaque que Aline e todas as pessoas que ela representou receberam neste momento tão importante é mais do que merecido. Das 82 milhões de toneladas de resíduos produzidas por ano no Brasil, 90% do material reciclável é coletado por catadores e catadoras, profissionais fundamentais para a cadeia de reciclagem do país.

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Foto: Instituto HNK e Pimp My Carroça | CataFolia

Das 800 mil pessoas que trabalham coletando recicláveis no Brasil, 80% são catadores e catadoras autônomos. Infelizmente, este grupo está longe de receber o reconhecimento e valorização que merece. Muitas destas pessoas vivem em situação de vulnerabilidade, trabalham em condições precárias, sem receber a remuneração adequada ou o tratamento que merecem por parte da sociedade. Muitas destas pessoas enfrentam enormes dificuldades de usar serviços públicos de assistência social, saúde, previdência e educação – um direito de todos.

“Falo como alguém que já foi catadora em situação de rua.  Muitas vezes eu não tive acesso às coisas por preconceito das pessoas e também porque eu não tinha documentos. Me sentia envergonhada de ir ao Poupa Tempo porque sabia que iriam me olhar feio porque eu estava suja”, relembra Anne Caroline Barbosa, influenciadora conhecida como Anne Catadora e representante da categoria.  “Precisamos de políticas públicas permanentes, porque estamos trabalhando e vamos permanecer na nossa função. Precisamos de respeito, reconhecimento e remuneração justa porque fazemos um lindo trabalho, de limpeza urbana e preservação do meio ambiente, deixando a sociedade mais saudável”.

hub da cidadania catadores e catadoras reciclaveis
Hub da Cidadania. Foto: Fabio Rezende.

Neste cenário, o Instituto HEINEKEN e a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) anunciaram, durante a 9ª edição da Expocatadores, uma iniciativa inédita para apoiar catadores autônomos. O Hub da Cidadania é um posto de atendimento móvel que vai levar uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas, advogados, orientadores de políticas públicas, entre outros profissionais e serviços, ao encontro de catadores e catadoras na cidade de São Paulo.

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O objetivo é abrir as portas de acesso dos sistemas de políticas públicas, mostrando caminhos para que estas pessoas sejam beneficiadas, olhando para documentos básicos, segurança alimentar, índices de analfabetismo e problemas diversos de saúde.

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Roberto Rocha, presidente da ANCAT, Aline Sousa e Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade; Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN, durante a entrega do Hub da Cidadania. Foto: Divulgação | ANCAT

“Ainda estamos na fase de diagnóstico, identificando cada necessidade para que o atendimento seja individual. A meta, nesta primeira fase, é atender mil catadores e catadoras no período de um ano. Haverá serviços sociais e de saúde, como atendimento jurídico e psicossocial, além de oportunidades de lazer e aprendizagem, por meio de uma biblioteca móvel, que reunirá diversos gêneros literários e atividades culturais, como competições de SLAM – Poesia Falada, Contação de Histórias, entre outras”, destaca o presidente da ANCAT, Roberto Rocha.

O HUB da Cidadania promoverá atendimentos na unidade móvel, a partir de uma estratégia humanizada de promoção e acesso a oportunidades em plena rua, local de trabalho desses catadores, será dado auxílio para emissão e renovação de documentos, informações sobre programas sociais e políticas públicas, cursos de formação técnica inclusiva.

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“Se lá atrás, quando eu tinha 14 anos e trabalhava com a minha avó, tivéssemos um hub desse, as coisas seriam bem diferentes. Teríamos mais dignidade e acesso à muita coisa”, conta Aline.

Hub da cidadania
Foto: Fábio Rezende

“Nós queremos contribuir com uma melhor perspectiva de futuro e fortalecer o protagonismo de todos os atores da cadeia de valor da indústria cervejeira, então estamos criando e aportando projetos de capacitação e inclusão produtiva com foco no desenvolvimento socioemocional ou geração de emprego e renda”, explica Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade & Assuntos Corporativos do Grupo HEINEKEN.

O projeto piloto vai durar 12 meses, com a circulação do Hub da Cidadania começando no dia 31 de julho. A expectativa com o projeto piloto é impactar 1000 catadores em um ano.

“A nossa estratégia foi desenvolvida para elevar os níveis de cidadania dos catadores através da tecnologia social, que conta com um conjunto de técnicas aplicadas na interação com essa população de trabalhadores. A equipe especializada vai prestar serviços de saúde e colocar em prática ações integradas de acesso a políticas públicas, assistência social e psicologia social – possibilitando, assim, o desenvolvimento dos catadores,” explica Roberto Rocha.

Para ter um resultado realmente duradouro, a ANCAT desenvolveu três degraus pedagógicos para uma estratégia de acesso a direitos. Tudo começa pelos primeiros contatos entre a equipe do projeto e os catadores de rua. Quando já se estabeleceu um diálogo, o foco se volta para a formação de vínculos entre a equipe e os catadores. O último degrau se dá quando o catador já está integrado ao Hub, acessando direitos e construindo novas oportunidades.

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Aline Sousa, Natasha Olsen, editora do CicloVivo, e Anne Catadora. Foto: Arquivo pessoal

O primeiro Hub foi entregue no dia 26 de julho, em evento que reuniu representantes do poder público, do Grupo Heineken, da ANCAT e catadores e catadoras de diversas cidades brasileiras. Durante o evento, Adalberto Maluf Filho, secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, reforçou a necessidade de valorização e apoio a estes profissionais

“Os serviços de reciclagem são serviços ambientais prestados para toda a sociedade e devemos pagar por estes serviços. Estamos finalizando um decreto de Pagamento por Serviços Ambientais: todos os prédios públicos do Brasil, além de destinar corretamente seus recicláveis para as cooperativas, vão pagar pelo serviço ambiental que elas prestam”, adiantou Maluf.

O projeto do Hub da Cidadania foi bastante elogiado e comemorado pelos catadores e catadoras presentes que pediram que esta iniciativa seja ampliada, levando o atendimento da equipe multidisciplinar e o acesso a serviços públicos para outras cidades do Brasil. “A gente precisa ampliar este projeto, levar cidadania para catadores e catadoras onde eles estiverem, no lixão, nos galpões… A política pública tem que estar onde as pessoas estão”, afirma Aline.

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Foto: Fábio Rezende

“Hoje, como companhia, o Grupo HEINEKEN já tem uma aliança bem estabelecida com o Instituto Recicleiros e apoia projetos em todo o Brasil como so+ma, Ecogesto, Volte Sempre e Recupera, que impactam diretamente cerca de 8 mil catadores cooperados. O Hub móvel estende esse olhar e cuidado com o catador autônomo que está em uma situação ainda maior de vulnerabilidade na sociedade. Esse é o nosso primeiro passo para contribuir com a redução da precarização do trabalho de coleta autônoma e promover condições mais dignas para esses profissionais exercerem suas atividades”, finalizou Mauro.