pimp my carroça
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça
- Publicidade -

Fundada em 2021 pelo artivista Mundano a ONG Pimp My Carroça comemora 10 anos de história este ano. Trabalhando junto aos setores público, privado e, principalmente, da sociedade civil nacional e internacional, o projeto promove o reconhecimento nacional dos catadores de recicláveis, com intuito de melhorar suas condições de renda e trabalho, e abrir caminhos para um futuro sustentável.

E a ONG tem muito o que celebrar! Com ações diretas colaborativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, inovações tecnológicas de cunho social e intervenções artísticas, o número de atendimentos à catadores e catadoras chega a 10 mil, com envolvimento direto de mais de 20 mil pessoas em 60 cidades e 20 países, entre eles Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Hong Kong. 

pimp my carroça
Foto: Reprodução | Pimp My Carroça

“O Pimp My Carroça coloca o foco nas pessoas que estão carregando, literalmente, nossos resíduos recicláveis pelas cidades e são a ponte para a construção de um mundo mais sustentável social, econômica e ambientalmente falando. São pessoas que executam um trabalho brutal para o corpo, sem receber nenhum apoio”, conta Letícia Tavares, diretora executiva da ONG. 

- Publicidade -

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) feita em 2018, estima-se que, atualmente, haja mais de um milhão de catadores em atividade no Brasil, responsáveis por 90% da coleta de resíduos recicláveis do país, com uma renda média mensal de R$ 690,00. Suas carroças carregam até 600 quilos de material. Dados obtidos em 2019 pelo Cataki apontam um crescimento de 60% na renda dos catadores impactados pelo projeto.  

pimp my carroça
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça

A ONG realiza encontros e atividades para reforma e pinturas artísticas nas carroças; tem projetos de construção de carroças elétricas; fomenta a autoestima dos trabalhadores por meio de atividades de formação e cultura, além de proporcionar atendimento em saúde, bem-estar e segurança. 

“Estima-se que o desperdício e a produção desenfreada de produtos equivalem a R$ 14 bilhões gerados pela reciclagem, que poderiam ser direcionados para a renda de mais de um milhão de pessoas no Brasil”, completa.

Dentre as iniciativas do Pimp My Carroça, estão programas que impactam diretamente na rotina dos catadores. Um dos exemplos é o aplicativo gratuito Cataki, que conecta os produtores de resíduos aos coletores de material reciclável, presente em mais de 1.600 municípios brasileiros e com mais de quatro mil usuários cadastrados atualmente.

Aplicativo Cataki
O aplicativo Cataki pode ser baixado e ativado em todo o Brasil. Foto: Divulgação

Devido às suas iniciativas, o Pimp My Carroça foi vencedor de mais de 10 prêmios voltados à sustentabilidade e inovação ao longo dos últimos anos. Em suas ações, o Pimp My Carroça segue capilarizando em novos territórios e promovendo mudanças reais para catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Justiça e reconhecimento

No que se refere à justiça climática e racismo ambiental, o projeto considera que catadores e catadoras são, entre os trabalhadores, uma das categorias mais afetadas, tanto pela ausência de direitos básicos quanto pela desigualdade social.

aplicativo reciclagem catadores
Foto: Pimp My Carroça

Um dos objetivos do Pimp My Carroça é reparar historicamente essas pessoas, que, desenvolvendo conhecimentos e ações na gestão de resíduos recicláveis, tiveram importância fundamental na modificação da cultura do consumo.

“O Brasil precisa dos catadores para conseguir reduzir CO2 do meio ambiente”, destaca Mundano, fundador do movimento. “É preciso atitudes do tamanho do desafio, e é urgente investirmos em soluções efetivas e inclusivas em todo território nacional se quiserem fazer sustentabilidade na prática, cumprir metas ESG e acordos ambientais globais. A gente acredita que todos nós somos parte do problema e da solução”, complementa o artivista.

Pimp My Carroça cria campanha Doe Cestas Pros Catadores
Foto: Pimp My Carroça

Dados coletados pelo aplicativo Cataki apontam que um quilo de latas recolhidas pode economizar cerca de 19 litros de água e evitar a emissão de 4,6 quilos de CO², o equivalente ao quanto um carro emite em uma hora com o motor ligado.

Eventos comemorativos

pimp my carroça
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça

No dia 02 de junho será realizada a festa de 10 anos do projeto, junto com a entrega do Prêmio Carroça de Ouro, que homenageia o trabalho dos profissionais da reciclagem. Durante a celebração, serão realizadas ações para dar visibilidade ao trabalho fundamental que estas pessoas realizam.

O evento é aberto ao público e acontece no galpão da ONG. Para participar, é só confirmar presença no link: apoie.pimpmycarroca.com/festa10anos.

No dia 05 de junho, quando é comemorado o Dia do Meio Ambiente, o Pimp estará no Largo da Batata, realizando ações voltadas para a reforma de carroças e movimentando artisticamente o material de trabalho dos catadores e catadoras, além de oferecer atendimento em saúde e bem-estar para eles. Quem quiser acompanhar de perto estas ações, pode ir ao Largo da Batata

Para saber mais, acesse o site do Pimp My Carroça. Na página é possível descobrir como você pode apoiar ou fazer parte dos projetos realizados pela ONG.

pimp my carroça
Foto: Divulgação | Pimp My Carroça

LEIA MAIS:

- Publicidade -