plantas frio
Foto: Pixabay
- Publicidade -

Os dias mais frios não afetam apenas as pessoas. As plantas também sentem a mudança de temperatura, iluminação e umidade que vem com o outono e o inverno e pedem cuidados específicos neste período, dentro e fora de casa. Com a queda da temperatura e da disponibilidade de luz, as plantas se preparam para a chegada do frio.

Mas, as folhas caídas não devem ser motivo de desespero – com alguns cuidados especiais as plantas vão seguir bonitas e saudáveis.  

plantas frio
Foto: Miro Martins

A paisagista Renata Guastelli preparou dicas valiosas para que todos possam cuidar do verde em casa. Ela explica que é necessário ter mais cuidados com a saúde das plantas. Nesse período, as plantas necessitam de condições favoráveis de sobrevivência e de cuidados mais intensos.

- Publicidade -

“Cada espécie de planta requer cuidados especiais, por isso, é muito importante ficar atento às condições de luminosidade, umidade, adubo e ventilação”, ensina Renata Guastelli.

Confira 5 dicas da paisagista para cuidar das plantas em dias frios!

plantas frio
A paisagista Renata Guastelli em jardim localizado em Vinhedo, interior de São Paulo. Foto: Miro Martins Fotografia

1. Hibernação e poda

Você sabia que as plantas hibernam? Sim, durante o outono as plantas se preparam para a chegada do frio severo, armazenando energia por meio de um processo de dormência, ou seja, elas ficam mais lentas. Por isso, sua poda pode ajudá-la a receber mais luz e energia.

A dica é retirar galhos secos, folhas amareladas e ramos murchos. Se tiver gramado, é importante limpar e retirar folhas mortas. A poda fortalece as plantas e contribuem para que permaneçam saudáveis e fortes.

2. Rega

O outono possui temperaturas mais amenas, então, não é preciso regar tanto as plantas, uma vez que não há excesso de calor. É preciso observar a necessidade de cada planta, a dica é sempre colocar o dedo na terra e sentir se está úmido ou seco. Nessa estação, a rega deve ser feita de dia para evitar a água durante a noite quando as temperaturas são mais baixas.

3. Adubo

Uma boa adubação é essencial para que as plantas se desenvolvam bem. A sugestão é adubar flores, folhagens e hortaliças, a cada 20 dias, durante o outono. Escolha adubos orgânicos, biofertilizantes e húmus de minhoca – além de não trazerem elementos que podem fazer mal à saúde, estes compostos ajudam a manter o solo úmido.

4. Danos

A baixa temperatura e as variações bruscas do clima podem causar danos nas plantas, principalmente, aquelas que são mais adaptadas ao clima tropical. Se possível proteja as plantas dentro de casa ou ambientes fechados. As estufas são importantes para algumas espécies durantes o outono e inverno. Outra dica é evitar correntes de ar intensas, diretamente, nas plantas.

5. Plantas de outono

O outono nem sempre é o indicado para o cultivo, mas, algumas frutas e hortaliças se desenvolvem bem nesta estação. Se você é da turma do plantio e quer ter sua horta em casa, aposte em: tomate, cenoura, manjericão, sálvia e folhas como alface e couve. Se você é do time das plantas, a camélia floresce bem no outono junto com spatódea, pinheiro, buchinho, azaleia, liquidambar e plátanos.

replantar
Foto: Skitterphoto | Pexels

LEIA MAIS:

- Publicidade -