- Publicidade -

Moradores da Favela dos Sonhos recebem casas sustentáveis

Construídas em até 48 horas, as casas são feitas a partir de tubo de pasta de dente reciclados, material isolante e resistente

casa sustentável tubos de pasta de dente
Foto: Favila

Moradias provisórias, com paredes produzidas a partir de tubos de pasta de dente reciclados, foram erguidas em tempo recorde na Favela dos Sonhos, comunidade localizada em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. As casas possuem banheiro, um ou dois dormitórios, instalação hidráulica e elétrica e feitas com material resistente ao fogo, além de isolante térmico e acústico.

- Publicidade -

As construções antes feitas de lona, madeira, plástico e até papelão deram lugar a 20 residências construídas com placas e telhas desenvolvidas a partir de uma composição ideal de plástico e alumínio, materiais reciclados, neste caso dos tubos de pasta de dente. A estrutura foi pensada e viabilizada pela Favila, empresa social que tem como objetivo devolver dignidade e segurança para famílias que vivem em favelas e abrigos espalhados por todo Brasil. As moradias transitórias são uma resposta ágil, sustentável e adaptável, desenvolvidas com o apoio do Polvo Lab, start up de economia criativa de impacto.

casa tudo de pasta de dente
Foto: Favila

Com modelo de montagem modular, essa casa pode ser montada em até 48 horas, o que garante uma aplicação muito dinâmica e oportuna para locais de vulnerabilidade, como uma favela. O maior diferencial é exatamente um modelo construtivo que permite a desmontagem e remontagem em um outro ambiente, conforme a necessidade. “O maior problema que encontramos hoje, pensando em situação de moradia digna, é a regularidade dos terrenos. A Favila veio como uma solução emergencial, de aplicação imediata, até que políticas públicas sejam realmente aplicadas no território.”, diz Gabi Marques, co-fundadora do Polvo Lab.

A revitalização da Favela dos Sonhos foi viabilizada pelo projeto piloto do Favela 3D, desenvolvido pela ONG Gerando Falcões que junto de seus parceiros têm o objetivo de erradicar a pobreza das favelas no país. A mudança acontece nos contextos físicos e humanitários para proporcionar melhor qualidade de vida social e econômica aos seus moradores, com conquistas como o pleno emprego e o fornecimento de Wi-Fi gratuito de alta velocidade.

casas de tubo de pasta de dente
Foto: Favila

Casa nova e sustentável

Caio Luizetto, fundador da Favila, explica que, além de garantir moradia para quem precisa, as casas reaproveitam material que seria descartado, garantindo a circularidade e sustentabilidade da construção. “As placas são feitas com material que a indústria não utiliza por algum defeito de impressão ou mesmo rebarbas que sobram da produção. Elas proporcionam também conforto acústico e térmico ideal para moradias”.

- Publicidade -
casa sustentável tubos de pasta de ente antes e depois
Fotos: Favila

As casas são denominadas transitórias, mas têm durabilidade de pelo menos 10 anos. “Nossas construções são respaldadas com tecnologias de ponta e laudos laboratoriais que comprovam sua eficiência. São residências completas, de 27m2, capazes de garantir moradia digna às famílias”, explica o empreendedor.

Favila

A Favila nasceu em 2020, em São Carlos, interior de São Paulo, quando Caio, a esposa Raquel e alguns amigos decidiram ajudar um casal de idosos que moravam embaixo de uma lona, também pensando em resolver problemas respiratórios que a mulher sofria. O empreendedor utilizou o conhecimento adquirido nos Estados Unidos, após um ano trabalhando na construção civil com a técnica chamada wood frame e desenvolveu um material específico para utilizar uma matéria prima mais sustentável.

interior cada tubos de pasta de dente
Foto: Favila

Na época, foram atendidas cinco famílias em São Carlos e depois, já em São Paulo, em parceria com o Instituto Coexistência, foram feitas outras cinco residências transitórias em Parelheiros. Para Caio Luizetto, só depois da mudança para São Paulo e da constituição da Favila como empresa, junto com o PolvoLab, foi possível escalar a produção, saindo do âmbito de ONG para virar uma empresa social capaz de alcançar muito mais pessoas.

- Publicidade -

Favila e Polvo Lab

As duas empresas sociais se uniram por um bem maior: devolver dignidade a famílias com suas vocações principais. A Favila proporciona condições básicas de sobrevivência como moradia, saneamento e segurança por meio de uma resposta ágil, sustentável e adaptável como solução de residência transitória. E o Polvo Lab proporciona e potencializa geração de renda, via desenvolvimento de comunidades produtivas, transformando iniciativas sociais em negócios rentáveis, sustentáveis e longevos.

casas tubo de pasta de dente
Foto: Favila