5 sinais de que você está regando demais suas plantas

Garantir a boa drenagem dos vasos e pesquisar qual a necessidade de água de cada planta são os primeiros passos para não errar

regar as plantas regador
Foto: Jonathan Kemper na Unsplash

Regar as plantas faz parte dos cuidados que temos com verde dentro da nossa casa e jardim. É também um momento de relaxamento em que aproveitamos para ver como elas estão crescendo, quais floresceram ou precisam de poda. Mas, a rega em excesso é um problema que pode acabar prejudicando suas plantas e até mesmo criar um ambiente favorável para fungos e outros problemas.

Antes de regar as plantas, uma boa dica é colocar a mão na terra e ver se ela está úmida ou não. Também vale estabelecer uma rotina de regas, para que a água chegue com regularidade e na medida certa. E, principalmente, é importante saber quais são as espécies que gostam de solos mais úmidos ou mais secos.

Mas, mesmo assim, erros acontecem e, caso você esteja colocando muita água nas plantas, elas vão te dizer. Isso porque a rega excessiva pode aparecer nas folhas, caules, raízes e solo. Apenas um desses sintomas em uma única planta não é motivo de alarme, mas se você notar um padrão nas plantas domésticas – ou se mais de um desses sinais se aplica à sua planta – você provavelmente deve diminuir a frequência e quantidade de água da rega.

Também é importante considerar a época do ano, já que muitas plantas domésticas requerem menos água no outono e no inverno do que na primavera e no verão. No frio, coloque menos água e prefira molhar as plantas durante o dia. Já no verão, regue os vasos bem cedo ou no final do dia.

Sinais de que você está regando demais suas plantas

folha amarela
Foto: Eliska Motisova | Unsplash

1. Folhas murchas ou amareladas

Folhas amareladas são um dos sinais mais comuns de excesso de água. Embora uma folha amarela ocasional seja totalmente normal, já que as folhas velhas ficam naturalmente amarelas e caem, mas várias folhas amareladas podem indicar um problema. No outono este é um padrão mais comum, mas é importante checar a umidade do solo caso isso esteja acontecendo.

O solo excessivamente úmido sufoca e apodrece as raízes da planta, impedindo-as de absorver oxigênio. Isso vai fazer com que as folhas fiquem moles e murchas, podendo também ficar amarelas e caírem.

É importante dizer que a falta de água também pode deixar as folhas amareladas, então, na dúvida: coloque o dedo na terra e veja se o solo está seco ou molhado.

2. Folhas caindo

A queda repentina das folhas é um sinal comum de rega excessiva, causada por raízes danificadas pelo solo muito úmido. O desafio é que outros fatores também podem causar a queda das folhas, incluindo submersão, fertilização excessiva e raízes presas em vasos. Você vai querer verificar a umidade do solo e considerar a situação da sua planta antes de decidir que a causa é a rega excessiva.

folhas
Foto: Metis Designer | Unsplash

Verifique a umidade do solo e considere o quanto você regou. Se o solo estiver extremamente seco, provavelmente é causado por submersão, mas se estiver muito úmido, é hora de verificar a drenagem e reduzir a quantidade de rega que você faz a cada semana.

3. Mofo no solo

O solo mofado, com manchas brancas ou esverdeadas, ou mesmo com pequenos cogumelos não é prejudicial às plantas. No entanto, o solo mofado pode ser um sintoma de condições excessivamente úmidas.

Se sua planta parece estar bem e você não vê sinais de pragas, podridão de raízes ou outros problemas, o solo mofado da planta não é motivo de alarme. Ainda assim, se este sinal aparecer, você deve ficar atento a outros indicadores de rega excessiva e talvez tentar demorar um pouco mais entre as sessões de rega daquela planta em particular.

Fungos se comunicam usando até 50 'palavras', sugere cientista
Foto: Presetbase Lightroom Presets | Unsplash

4. Mosquitos

Algumas espécies de mosquito se reproduzem em solo excessivamente úmido, onde crescem fungos como bolores e cogumelos. Eles põem seus ovos no solo, onde suas larvas comem fungos e, às vezes, as raízes da planta.

Ao ar livre esses insetos não são um problema grave, mas dentro de casa podem ser incômodos e infestar e prejudicar todas as outras plantas domésticas.

Se você ver um ou dois mosquitos ao redor de suas plantas domésticas, é uma boa ideia diminuir um pouco a quantidade de água ou frequência de regas. Se já houver uma infestação com um inseticida orgânico que contenha Bacillus thuringiensis subsp.  israelensis. Deixar o solo secar pode ajudar a reduzir a probabilidade de uma infestação, mas é improvável que resolva o problema completamente.

mosquito
Foto: Nathan Cima | Unsplash

5. Raízes podres

O solo encharcado vai danificar as raízes e criará condições ideais para micróbios que apodrecem estas partes vitais das suas plantas. Acima da linha do solo, a planta pode ter folhas amarelas ou caídas e os caules podem tornar-se translúcidos ou ficarem moles. Já as raízes podres são pretas, macias e viscosas, em vez de firmes e brancas.

Examine as raízes da sua planta para verificar se há sinais de podridão. Se este for o caso, uma ferramenta esterilizada para cortar as partes podres da raiz. Replante a planta em solo fresco e em um vaso limpo, certificando-se de que o meio de cultivo e o recipiente permitem uma boa drenagem. Confirme as condições ideais e as necessidades de água da planta e verifique o solo antes de cada rega para evitar rega excessiva no futuro.

Como salvar uma planta que você regou demais?

Primeiro, pare de regar a planta. O excesso de água também pode ser causado por problemas de drenagem, quando a água não consegue escoar. Vale checar se a água escorre do vaso após a rega. Verifique se há drenagem no recipiente e considere transferir para um novo vaso, com solo fresco.

replantar
Replantar é importante para promover o crescimento contínuo e a saúde das raízes das plantas. | Foto: feey | Unsplash

Outra dica é optar por vasos de barro, um material ecológico, natural e muito bonito que, ainda por cima ajuda a dissipar o excesso de umidade e manter a temperatura da terra, tanto no inverno quanto no verão.

Se você encharcou uma planta, espere ela secar antes de regar de novo. E sempre esvazie os potes, pratinhos e as bandejas coletoras após regar.