- Publicidade -
replantar
Replantar é importante para promover o crescimento contínuo e a saúde das raízes das plantas. | Foto: feey | Unsplash

Algumas plantas crescem rapidamente e, por vezes, a espécie comprada na loja já está em um vaso menor do que o necessário para seu pleno desenvolvimento. Replantar é importante para promover o crescimento contínuo e a saúde das raízes das plantas. A primavera é a melhor época do ano para plantar e replantar, mas, para além disso, é preciso identificar tal necessidade. Com dicas do site The Spruce e da jardineira Carol Costa, confira abaixo quando e como fazê-lo.

- Publicidade -

5 sinais de que é preciso replantar:

As raízes estão visivelmente saindo do fundo. Quando você começa a ver raízes, é sinal de que elas estão tentando crescer além dos limites do vaso e não têm para onde ir. As raízes estão crescendo através dos orifícios de drenagem (levante o vaso para verificar) ou começam a aparecer acima da linha do solo. Em alguns casos, o vaso também começa a ficar deformado por conta das raízes excessivas em torno da planta.

replantar
Um sinal claro: quando as raízes estão visivelmente saindo do fundo do vaso. | Foto: feey | Unsplash

O solo não está drenando. Após uma rega generosa, a água deve escorrer pelos orifícios de drenagem. Caso contrário, o solo está muito compactado para o crescimento saudável das raízes e deve ser substituído por um solo fresco, solto e bem drenado.

A planta está perdendo folhas ou ficando amarelas. Existem inúmeras causas para uma planta perder as folhas ou amarelam. Se a planta está no vaso há muito tempo e você já descartou outros possíveis motivos – como irrigação excessiva, doenças ou falta de luz – é possível que os nutrientes do solo tenham se esgotado (ou seja, precisa de adubo) ou a planta esteja presa às raízes em um vaso pequeno para seu porte atual.

- Publicidade -

A planta é muito grande ou muito pequena para o vaso. Quando as proporções das plantas no vaso parecem erradas, isso indica que há solo e espaço insuficientes para as raízes das plantas continuarem a crescer. Além disso, uma planta grande demais para o vaso tem maior probabilidade de tombar.

replantar
Foto: Skitterphoto | Pexels

A planta para de crescer. Este sinal é o mais difícil de entender, pois algumas plantas crescem muito lentamente e todas as plantas passam por períodos de crescimento ativo e depois desaceleram. Se uma planta parar de crescer durante uma época do ano em que normalmente desenvolve um novo crescimento, pode ser necessário replantá-la para começar de novo.

Como replantar

Inevitavelmente, se o vaso está repleto de raízes, algumas serão quebradas. Para amenizar essa situação, molhe a planta alguns dias antes (ou até mesmo uma hora antes) para só então retirá-la do vaso. Em caso de grandes recipientes, você também pode colocar o vaso verticalmente no chão e dar pequenas pisadas para ajudar a desprender. Por fim, remova a planta cuidadosamente, virando-a e puxando-a para cima.

- Publicidade -

Se as raízes estiverem crescendo em círculo ou formando uma rede densa, o que é conhecido como “raízes enoveladas”, desembarace-as com cuidado, o máximo que puder, sem danificá-las. Usar um dedo ou garfo para desalojar qualquer terra presa entre as raízes ajuda a soltá-las.

Na hora de escolher o novo vaso, opte por um que seja apenas ligeiramente maior do que o anterior. Ao contrário do que se possa imaginar, potes muitos grandes também não são benéficos – corre o risco da necessidade de solo e consequentemente de rega ser muito maior, o que pode fazer com que a planta permaneça sempre muito úmida.

replantar
Remova a planta cuidadosamente, virando-a e puxando-a para cima. | Foto: Bloomscape

Misture terra fresca ao velho solo da planta e transplante rapidamente em dias frescos, de forma a evitar a desidratação da espécie. Encha o pote cobrindo a raiz completamente e, por fim, pressione a terra ao redor do caule para fixar a planta no lugar.

Regue lentamente a planta até que a água escorra pelos orifícios de drenagem.

Evite adubar sua planta nas semanas seguintes ao transplante. Isso porque as raízes estarão mais sensíveis e precisarão de energia para se ajustarem ao novo solo. Nutrientes extras aumentam a chance de queimaduras nas raízes.

replantar
Uma tesoura própria para jardinagem pode ajudar na tarefa. | Foto: feey | Unsplash

Obs.: Se o processo for bem sucedido, você terá salvo a planta e o vaso, porém há casos em que a planta está tão arraigada no vaso que o único modo de retirá-la será cortando o vaso. Para isso, use uma tesoura própria para jardinagem.