- Publicidade -

Dicas para quem quer cultivar árvores frutíferas em vasos

Mesmo quem não tem um quintal grande pode viver a experiência de cultivar e colher frutas no próprio pé – veja como!

crianças comida
Foto: Esther Wechsler | Unsplash

Plantar é uma ótima atividade para ser realizada em casa. Além de distrair a mente e nos aproximar da natureza, também contribui para que tenhamos uma alimentação rica e cheia de nutrientes. Uma boa opção para plantar no seu quintal são as árvores frutíferas. Mesmo quem não tem um terreno grande, ou até mesmo tenha apenas uma varanda ao sol, pode experimentar a delícia que é cultivar e colher frutas do pé.

- Publicidade -

Segundo Amanda Inoue, agrônoma e coordenadora de Pesquisa e Produção da ISLA Sementes, algumas cultivares podem ser adaptadas para o plantio em vasos, como por exemplo, a amora, manga, maçã, acerola, limão, laranja, jabuticaba, banana, mamão e maracujá. Ter acesso a frutos frescos e cultivados em casa são os principais benefícios de possuir árvores frutíferas em seu lar. Amanda conta que do portfólio da ISLA Sementes, algumas espécies como mamão formosa e maracujá catarina que podem ser plantados dessa forma.

Para cultivo de árvores em vaso, deve-se considerar um melhor manejo nutricional, possivelmente tendo que se fazer manutenções nutricionais com maior frequência, comparado ao cultivo tradicional no solo.

maracujá
Além da fruta, o pé de maracujá tem flores lindas. Foto: Pixabay

Tamanho do vaso

É importante considerar qual o tamanho mais adequado do vaso, de acordo com a espécie que se deseja cultivar e de modo a proporcionar uma boa drenagem, mantendo o solo com boa estrutura para o desenvolvimento das raízes. Árvores precisam de mais terra e espaço para as raízes. Então escolha vasos maiores, de acordo com o lugar que você tem disponível.

Nutrição do solo

Para o crescimento saudável da cultivar, deve-se considerar o uso equilibrados de adubos a base de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio), porém, sem esquecer macronutrientes secundários como enxofre e magnésio e micronutrientes como boro, cobre, cobalto, ferro, manganês, molibdênio e zinco, para garantir o maior desenvolvimento das plantas, podendo ser fornecidos através também de adubos foliares.

- Publicidade -
jabuticaba jabuticabeira
A jabuticaba também pode ser cultivada em vasos. Foto: Pixabay

É importante ir observando a resposta da planta a adubação, para identificar possíveis excessos ou falta de nutrientes para que se faça a correção, caso necessário. Sempre dê preferência à adubos orgânicos, como os que podemos produzir por meio da compostagem, seja em minhocários domésticos ou com empresas especializadas que coletam e levam os resíduos orgânicos para pátios de compostagem.

Irrigação e luz

As frutíferas só darão bons frutos se tiverem sol e luz durante, portanto, garantir um local que ela obtenha ao menos 6 horas de luz, todos os dias. Neste ponto é importante lembrar que os vasos usados para as árvores frutíferas são grandes e pesados e, portanto, são difíceis de mover de um lugar para o outro. Então, avalie bem o lugar onde vai colocar sua árvore, antes de encher o vaso com terra e fazer o plantio.

amora
Foto: Marc Pascual | Pixabay

Já a irrigação deve ocorrer de forma abundante, até que se observe drenagem pelo fundo do vaso, garantindo uma boa umidade do solo. Deve-se irrigar sempre que observar que o solo esteja seco, porém, de modo a não fornecer água excessivamente até que fique muito encharcado.

- Publicidade -

Colheita dos frutos

Quando se realizar a colheita dos frutos, pode-se iniciar uma adubação de manutenção e adubação foliar mais completa contendo micronutrientes. A hjora da colheita é muito especial e uma boa pedida é incluir todos da família, em especial as crianças.

maçã benefícios
Foto: Pixabay

Quanto mais tempo a fruta fica no pé, mais madura e doce ela vai estar quando for colhida. Mas, é importante monitorar para “não passar do ponto”.

Muitas frutas atraem pássaros e polinizadores. Uma boa dica é colher parte dos frutos para os humanos e deixar alguns presentes para as vidas não humanas com as quais dividimos o planeta. Assim você atrai biodiversidade e beleza para a sua casa.

Aproveite a colheita e delicie-se com as frutas plantadas por suas próprias mãos.

Aprenda como plantar laranja em vaso
Fotos: Senac São Paulo