Saiba como plantar morango em casa e cultivá-lo de forma orgânica - fruta
Foto: Pixabay
- Publicidade -

O morango é uma fruta consumida no mundo inteiro e muito usada em diversas receitas. Bolos, geleias, sorvetes, sucos… Tudo fica mais gostoso com morango!  Para ser ainda melhor, é importante saber que a fruta foi cultivada sem agrotóxicos. E podemos fazer isso em casa. Em vasos ou canteiros.

Além de muito gostoso, o morango possui propriedades nutricionais importantes para nosso corpo, como vitamina C e ferro. Apesar de ter surgido na Europa, o morango pode ser plantado em locais com climas variados e pode ser colhido durante quase todo o ano. Cultivar morango é mais fácil do que parece e você pode ter a sua plantação seguindo alguns cuidados e procedimentos.

Como plantar morango em casa?

mudas sementes
Foto: Duyet Le | Unsplash

Com a fruta

Para quem gosta de plantar a partir da própria fruta, o ideal é escolher morangos orgânicos. Os morangos “comuns” vendidos em supermercados tendem a ser incapazes de brotar.

- Publicidade -

Com os morangos orgânicos em mãos você vai cortá-los em pedacinhos, onde estão as sementes, coloque em um vaso com terra misturada com húmus de minhoca e areia. Depois disso, aplique bem pouca terra por cima dos pedacinhos de morango e com um borrifador de água, molhe até ficar bem úmido. Faça esse último passo todos os dias. O resultado pode demorar até vinte dias, mas vai compensar.

Por semente

Essa já é uma forma para quem deseja ter menos trabalho na hora de plantar morangos em casa, pois você não vai precisar cortá-los para obter as sementes. Você encontrará facilmente as sementes de morangos já prontas para o cultivo em lojas que vendem produtos de jardinagem ou orgânicos.

Já estando com as sementes corretas em mãos, você vai plantá-las em um recipiente da sua preferência, desde que tenha terra com os substratos. Em seguida, use um borrifador de água para molhar as sementes de morango. Assim manterá a terra úmida até que ocorra o processo de germinação, que pode demorar até um mês.

Com muda de morango

plantar morango
Foto: Pixabay

Da mesma forma que as sementes, as mudas de morango também podem ser encontradas facilmente em lojas que vendem produtos orgânicos e de jardinagem. Assim como quaisquer mudas, a de morango também exige alguns cuidados específicos para que possa enraizar e florescer com sucesso.

O primeiro passo é preencher 3/4 do local do plantio com terra adubada com algum substrato orgânico. Depois coloque a muda e despeje mais da terra até cobrir a raiz. Aperte levemente nas laterais da planta, para que ela fique melhor fixada, e depois é só regar diariamente de forma moderada.

Onde plantar morango?

Depois de escolher o que usar para começar o cultivo dos morangos em casa, você deve escolher o local onde irá plantá-los. Há muitos lugares bons para fazer o plantio dos morangos do zero ou para fazer a transplantação das mudas.

Em vaso

plantar morango
Foto: Pixabay

Você não precisa necessariamente de um vaso específico, mas prefira vasos médios com até 30 cm de profundidade. Esse recipiente deve conter furos embaixo, para o escoamento da água.

Faça uma primeira camada com pedras ou argila expandida no fundo do vaso para drenar a água. Antes de colocar a terra, utilize uma manta de drenagem, pode ser feltro, para não perder substrato. Preencha ¾ do vaso com terra rica em matéria orgânica. Coloque a muda ou sementes e preencha o vaso com terra.

Em canteiro

Caso pretenda cultivar vários pés de morango, o plantio em canteiros é uma ótima escolha. Caso deseje plantar diretamente no chão, faça o levantamento do terreno em pelo menos 30 cm antes de colocar as sementes ou mudas. Além disso, escolha um local bem iluminado, mas sem que não receba luz do sol direta todo o dia.

Antes de tudo opte sempre por uma terra rica em matéria orgânica, escolha mudas, sementes ou a própria fruta para plantar. Se usar mudas, cubra a terra com alguma cobertura, pode ser casca de coco ou palha. Isso evita que os frutos entrem em contato direto com a terra e possam estragar.

O mesmo cuidado deve ser seguido para quando as plantas começarem a crescer a partir de sementes ou pedaços da fruta.

plantar morango
Foto: Pixabay

Em caixa de isopor

Algumas pessoas usam caixas de isopor para plantar morangos e os resultados tem sido positivos, já que o material é um bom isolante térmico. Com isso, você reutiliza as caixas de isopor, um material difícil de reciclar. Para quem vai plantar apenas um pé, é possível usar embalagens menores de isopor, como marmitas ou potes de açaí e sorvete.

Escolha uma terra rica em matéria orgânica, preencha esses recipientes e regue com água antes de colocar as mudas ou sementes de morango. Se forem recipientes rasos, não é preciso um sistema de drenagem, faça apenas alguns furos do fundo e pronto.

Em vaso suspenso

Utilizar os vasos suspensos pode ser uma ótima maneira de ocupar menos espaço com o plantio dos morangos em casa. Sem contar que esse pode ser um bom lugar para os frutos se desenvolverem, já que seus cachos ficaram suspensos no vaso, sem encostar na terra.

Você só precisa utilizar a terra para preencher os vasos e adicionar as mudas de morangos. Lembre-se de procurar um local onde haja boa luminosidade para suspender os vasos, assim seus morangos vão nascer bonitos e saborosos. O melhor é que essa opção de plantio atribui mais beleza ao local.

frutas primavera
Foto: Henry & Co. | Unsplash

Em tubo de PVC

Os tubos de PVC são muito utilizados para compor os famosos jardins verticais, ótima opção para colocar em varandas ou em paredes dentro de casa. Para plantar na horizontal, basta fazer pequenas aberturas ao longo do cano e deixar um espaço de 10 cm. Encha com terra, tampe as laterais e coloque as mudinhas nas aberturas.

Caso queira plantar na vertical, é só abrir buracos ao longo do cano, com um espaçamento de mais ou menos 15 cm, tapar o fundo e enchê-lo com terra. Depois é só pegar mudinhas e colocá-las nessas aberturas. Você pode usar braçadeiras para fazer a fixação do cano à parede ou enterrar a base no chão. 

O plantio em tubos é uma opção prática para evitar que os morangos entrem em contato direto com a terra.

Como cuidar do morango?

Saber cuidar dos pés de morango depois de fazer a plantação é muito importante. Mesmo que essa fruta não seja difícil de cultivar, existem características importantes que deixam o ambiente muito mais propício para o seu desenvolvimento.

morango
O morango segue no topo da lista dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos. Foto: iStock

Melhor solo para o morango

O solo mais adequado para o plantio é o arenoso-argiloso. Ele deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ser fértil, para isso você pode misturar terra vegetal com um composto orgânico. Para manter a nutrição do solo, você pode adubar a terra uma vez por mês.

Essas características devem fazer parte de qualquer local de cultivo, seja em vasos ou no próprio solo. Se você quiser plantar no chão, adube o local com húmus de minhoca e alguma matéria orgânica, como casca de ovo, por exemplo.

Melhor temperatura para o morango

Morangos costumam ter um melhor desenvolvimento nos lugares com clima subtropical e temperado, preferindo temperaturas entre 13ºC e 26 ºC. Caso você more em regiões mais quentes, procure deixar a planta em meia sombra.

Eles se mostram bem frágeis à exposição de ventos moderados ou intensos, e assim como as suas flores, não sobrevivem a geadas, granizo e chuvas fortes.

Caso haja eventos desse tipo, você pode protegê-los colocando-os dentro de casa ou cobrindo a planta com algum material resistente.

plantar morango
Foto: Pixabay

Iluminação ideal para o morango

Os pés de morango necessitam de no mínimo seis horas de luz direta por dia. Tirando os períodos nublados, as regiões em condições adequadas para o cultivo da cultura do morango possuem em torno de sete a 12 horas de luz direta. Essa luz direta, preferencialmente, deve ter início assim que o dia começa.

Caso você more em locais onde faz pouco sol, mantenha-os em um local onde a luz solar ilumina o dia todo e de preferência disponha as plantas de forma horizontal. Isso fará com que os morangos recebam mais luminosidade de forma direta, compensando a falta de uma luz solar mais intensa. 

Rega ideal para o morango

A quantidade de água necessária varia de acordo com a temperatura e o tamanho do  recipiente que está sendo usado para o cultivo. Além disso, deve-se evitar molhar as folhas e garantir que os frutos não encostem na terra. Caso isso ocorra, os morangos começam a criar fungos e estragam.

Se o pé de morango estiver plantado em um vaso de 2 a 3 litros deve ser regado dia sim, dia não, por exemplo. Caso esteja muito quente e o solo fique seco muito rápido, recomenda-se a rega diária das plantas. É importante que a terra esteja sempre úmida, mas nunca encharcada.

Adubo ideal para o morango

O morangueiro é uma planta que produz constantemente, o que exigirá a reposição de nutrientes durante o período produtivo, na época de crescimento e colheita. Os nutrientes que não podem faltar na adubação do pé de morango são: potássio, nitrogênio e cálcio. É possível consegui-los a partir de casca de ovo, casca de frutas e  de verduras. Outra fonte muito eficaz de adubar o morangueiro é usando o húmus de minhoca de boa qualidade.

Vale ressaltar a importância de sempre manter o solo onde os morangueiros estão plantados, sempre muito bem adubada e rica em matéria orgânica. Assim seus morangos vão crescer fortes e saborosos. Nos períodos chuvosos, lembre-se de proteger bem seus morangueiros para que não sofram nenhum dano.

plantar morango
Foto: Pixabay

Espaçamento ideal para o morango

O espaçamento necessário entre as plantas é relativo, variando de acordo com o espaço onde você plantá-lo. Você poderá escolher vários recipientes para o plantio, como viu anteriormente. O morangueiro não cresce muito, ele é considerado uma planta rasteira, então deve ser cultivado com raízes próximas à superfície.

Você só precisará se preocupar com o espaçamento caso opte por plantar os morangos em canteiros, seja no chão ou em vasos específicos, e em canos PVC. Para os canteiros, o espaçamento ideal é de 25 a 30 cm, já nos canos você pode deixar espaços de 15 cm entre as aberturas.

Poda do morango

O morangueiro se desenvolve bastante com o passar dos anos, soltando estolhos, que são pendões que saem das raízes da planta com uma nova muda na ponta. Antes da floração é importante retirar ou separar os estolhos, já que eles podem  tirar as forças da floração e frutificação do pé.

plantar morango
Foto: Pixabay

Depois de dar frutos, a plantação de morango em casa pode produzir mais uma ou duas vezes. Neste caso, faça a poda das folhas velhas, para que assim, as novas folhas venham, dando posteriormente origem às flores e frutos. Dessa forma seus morangos irão se desenvolver da melhor maneira.

Como proteger o morango de ventos e chuvas

Se você não tem uma estufa para a plantação de morangos, o que é mais provável, então precisará de fazer algumas adaptações para protegê-los das intempéries. Períodos chuvosos, granizo e ventos fortes, prejudicam os pés de morango, podendo até levá-los à morte.

A colocação de túneis é a alternativa mais comum na produção de morango. Trata-se de uma manta de plástico esticada com arcos e ganchos de arame. Os estufins também são uma ótima solução para quem planta em casa, eles podem ser de plástico fosco ou vidro e funcionam como uma mini estufa.

Quando precisa replantar o morango?

A replantação do morango pode ser feita em diversas ocasiões. Caso você tenha comprado uma mudinha pequena, ela deverá ser replantada em um vaso maior, para que se desenvolva corretamente. Da mesma forma, caso plante as sementes, após o nascimento das folhas, elas devem ser replantadas em outro local.

Caso você queira aumentar a produção e tamanho dos pés, mesmo depois de já estarem em vasos maiores, é só plantá-los em canteiros. Essas operações não são difíceis e não costumam oferecer nenhum dano à planta, basta apenas que se tenha cuidado com o manuseio das raízes para não contaminá-las.

Além disso, lembre-se de sempre utilizar equipamentos adequados para a jardinagem, pois essas ferramentas ajudam a prevenir possíveis acidentes com a sua planta na hora de manusear as suas folhas e raízes, por exemplo.

plantar morango
Foto: Pixabay

LEIA MAIS:

- Publicidade -