geleia de morango
Foto: Iké Natural
- Publicidade -

Estamos entrando no inverno e, nesta época do ano, os morangos começam a aparecer nas prateleiras dos supermercados e em feiras em abundância. Por se tratar de uma fruta muito frágil, é comum vermos muito desperdício, pois aqueles que são amassados no trajeto entre o produtor e a gôndola do supermercado são descartados. Isso quando não deixamos passar dentro de nossa própria geladeira.

Um recurso muito útil para aproveitar todos os morangos, belos ou amassados, é fazer compotas ou geleias. O açúcar é um conservante natural, capaz de alongar o prazo de validade dos alimentos; mas devemos sempre utilizá-lo com parcimônia!

- Publicidade -

A geleia que ensino hoje pode ser feita com outras frutas, tais como amoras, framboesas, manga ou abacaxi. Fazer geleias pode ser uma grande diversão, especialmente quando passamos a descobrir novas combinações de sabores, acrescentando outros ingredientes às frutas, como gengibre, canela, pimenta rosa, ou tantas outras possibilidades que a natureza oferece.

Comece com esta receita muito simples e fácil de executar, e então descubra novos horizontes.

Geleia de Morango

Ingredientes

300 g de morangos frescos

200 g de açúcar cristal orgânico

Suco de ½ limão

Modo de preparo

Pique os morangos em cubinhos.

Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo lentamente, até que os pedaços de morango dissolvam e que a geleia fique brilhante. Quanto mais tempo cozinhar, mais dura a geleia vai ficar depois de fria. O ponto é uma questão de gosto pessoal; se for usá-la para recheios é melhor que ela fique mais firme. Para acompanhar torradas ela pode ter uma textura mais úmida.

- Publicidade -