- Publicidade -

Feira do Parque da Água Branca traz orientações sobre as PANCs

Na já tradicional Feira do Produtor Orgânico, espécies como Ora-pro-nóbis, Taioba, Capuchinha, Azedinha e Bertalha ajudam a diversificar e enriquecer a alimentação

Feira Pancs
A capuchinha é uma espécie de PANC. Foto: Mary Hutchison CC

As PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) são ricas em vitaminas que podem ser encontradas em locais de fácil acesso, como parques e praças. Por não serem comercializadas em supermercados e feiras comuns, muitos não conhecem suas propriedades. Para quem mora em São Paulo, a Feira do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca é uma opção não só de compra de produtos saudáveis como também de um local onde é possível obter orientação sobre o uso de PANCs.

- Publicidade -

As PANCs são plantas que possuem potencial alimentício e nutritivo, mas que geralmente são subutilizadas ou desconhecidas na culinária tradicional. Na feira de alimentos orgânicos da Água Branca, os visitantes têm a oportunidade de conhecer e adquirir uma variedade dessas plantas diretamente dos produtores locais.

Entre as espécies disponíveis, destacam-se ora-pro-nóbis, taioba, capuchinha, azedinha e bertalha, entre outras, que podem servir como mais um recurso para diversificar e enriquecer a alimentação com sabores e nutrientes diferenciados.

Foto: Geraldo Magela - PANC Peixinho e Salada com flores comestíveis
Peixinho e Salada com flores comestíveis. Foto: Geraldo Magela

Além da comercialização de mudas orgânicas de PANCs, a feira também oferece orientações sobre o preparo e uso adequado na alimentação diária. Os visitantes, por exemplo, podem aprender a incorporar essas plantas nas refeições promovendo uma abordagem mais diversificada e rica em nutrientes.

O aprendizado sobre as plantas alimentícias é também um estímulo para as crianças que frequentam a feira, já que poderão entender melhor e vivenciar uma alimentação saudável e diferenciada.

- Publicidade -

Outra forma de começar a testar receitas com pancs é conhecendo o e-book Receitas com Panc, organizado por pesquisadoras da Faculdade de Saúde Pública da USP. A capuchinha, por exemplo, pode ser usada para elaboração de molho pesto para macarrão. Outra indicação é o uso de folhas de batata-doce, que possuem um sabor similar ao espinafre cozido. O livro de receitas está disponível aqui.

Feira do Produtor Orgânico

A Feira do Produtor Orgânico do Parque da Água Branca, que comercializa alimentos orgânicos, acontece todas as terças, sábados e domingos, das 7h às 12h. Os visitantes podem acessar as instalações através das entradas localizadas nas Ruas Ministro de Godói e Ana Pimentel, ambas com opções de estacionamento. A entrada para pedestres é pela Av. Francisco Matarazzo, 455.

- Publicidade -