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Alemanha cria ‘bilhete-único’ nacional para impulsionar transporte público

Tarifa única mensal dá direito à viagens em trem, metrô, bondes e ônibus de todo o país

alemanha transporte
Foto: Alexander Bagno na Unsplash

Desde o início de abril de 2023, os alemães podem comprar um “bilhete-único” nacional que dá direito ao transporte público em todo o país. Por € 49 por mês, as pessoas vão poder fazer viagens de curta e média distância, incluindo viagens regionais de trem, metrô, bondes e ônibus em toda a Alemanha.

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A medida é uma aposta do governo para incentivar o uso de transporte público, ajudando a diminuir as emissões de gases de efeito estufa provocadas por carros e motos individuais. Com esta troca, o congestionamento, a poluição sonora e atmosférica tendem a diminuir, melhorando a qualidade de vida da população, principalmente em centros urbanos.

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Foto: Mika Baumeister Unsplash

O bilhete único, que ganhou nome de ‘Deutschland-Ticket’ ou ‘D-Ticket’ (Ticket Alemanha) pode ser comprado no site e aplicativo da Deutsche Bahn e em empresas de transporte em todo o país – existe ainda a  possibilidade de uma assinatura digital que pode ser cancelada mensalmente.

Testes bem sucedidos

A venda do novo ticket acontece depois da experiência realizada pelo governo alemão, que disponibilizou, no verão de 2022, um bilhete-único de € 9 por mês, com o objetivo de colocar o transporte público na rotina das pessoas e ajudar a frear a inflação.

Durante o verão, o trânsito de pessoas é maior e o uso do transporte público foi bem avaliado pela maioria dos alemães, que puderam circular pelo país gastando menos. Com o aumento do uso do transporte público, a associação alemã de empresas de transporte, VDV, disse que economizou cerca de 1,8 milhão de toneladas de emissões de carbono durante esses três meses.

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Foto: Peter-Paul Moschik na Unsplash

Este bilhete foi usado por cerca de metade da população adulta da Alemanha e a expectativa para um novo bilhete era grande. O ticket anterior pode ser vendido a € 9 por mês graças a um subsídio do governo no total de € 2,5 bilhões. Até março, havia divergências sobre o preço e quem pagaria a conta da passagem subsidiada. Finalmente, foi feito um acordo para introduzir o novo regime, cobrando € 49 por mês, considerado um preço mais sustentável.

Deutschland Ticket

O ministro dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing, elogiou o novo esquema de passagens como um “modelo para toda a Europa” que impulsionaria o uso do transporte público. O novo bilhete foi projetado para ser mais atraente para as pessoas que entram e saem de grandes cidades, onde os antigos esquemas de descontos baseados em assinaturas custam mais de € 49 por mês. Além disso, as redes de transporte público alemãs muitas vezes têm um sistema tarifário confuso.

ônibus Alemanha transporte público
Foto: Sangga Rima Roman Selia | Unsplash

O ticket ainda não cobre viagens em trens operados pela DB Fernverkehr AG (incluindo RE) ou outros provedores de longa distância, como FlixTrain (IC, EC, ICE). Mas, o governo informou que está negociando com DB Fernverkehr exceções em certos trechos de linhas.

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Dependendo da região ou cidade, tickets virão com diferentes regras e complementos. No estado de Schleswig-Holstein, no norte, as pessoas que viajam com uma passagem de € 49 também podem levar uma bicicleta e um cachorro do tamanho de um gato no trem gratuitamente.

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Crianças de até 6 anos não pagam pelo transporte público na Alemanha. Foto: Lawrence Chismorie | Unsplash

Dentro e ao redor da cidade de Stuttgart, no sul, os viajantes podem transferir sua assinatura de passagem para amigos, parentes ou colegas se pagarem € 9,90 adicionais. Estados como a Baviera oferecem descontos para estudantes, estagiários e voluntários, que terão de pagar apenas € 29 euros por mês.