Alemanha cria ‘bilhete-único’ nacional para impulsionar transporte público
Tarifa única mensal dá direito à viagens em trem, metrô, bondes e ônibus de todo o país
Tarifa única mensal dá direito à viagens em trem, metrô, bondes e ônibus de todo o país
Desde o início de abril de 2023, os alemães podem comprar um “bilhete-único” nacional que dá direito ao transporte público em todo o país. Por € 49 por mês, as pessoas vão poder fazer viagens de curta e média distância, incluindo viagens regionais de trem, metrô, bondes e ônibus em toda a Alemanha.
A medida é uma aposta do governo para incentivar o uso de transporte público, ajudando a diminuir as emissões de gases de efeito estufa provocadas por carros e motos individuais. Com esta troca, o congestionamento, a poluição sonora e atmosférica tendem a diminuir, melhorando a qualidade de vida da população, principalmente em centros urbanos.
O bilhete único, que ganhou nome de ‘Deutschland-Ticket’ ou ‘D-Ticket’ (Ticket Alemanha) pode ser comprado no site e aplicativo da Deutsche Bahn e em empresas de transporte em todo o país – existe ainda a possibilidade de uma assinatura digital que pode ser cancelada mensalmente.
A venda do novo ticket acontece depois da experiência realizada pelo governo alemão, que disponibilizou, no verão de 2022, um bilhete-único de € 9 por mês, com o objetivo de colocar o transporte público na rotina das pessoas e ajudar a frear a inflação.
Durante o verão, o trânsito de pessoas é maior e o uso do transporte público foi bem avaliado pela maioria dos alemães, que puderam circular pelo país gastando menos. Com o aumento do uso do transporte público, a associação alemã de empresas de transporte, VDV, disse que economizou cerca de 1,8 milhão de toneladas de emissões de carbono durante esses três meses.
Este bilhete foi usado por cerca de metade da população adulta da Alemanha e a expectativa para um novo bilhete era grande. O ticket anterior pode ser vendido a € 9 por mês graças a um subsídio do governo no total de € 2,5 bilhões. Até março, havia divergências sobre o preço e quem pagaria a conta da passagem subsidiada. Finalmente, foi feito um acordo para introduzir o novo regime, cobrando € 49 por mês, considerado um preço mais sustentável.
O ministro dos Transportes da Alemanha, Volker Wissing, elogiou o novo esquema de passagens como um “modelo para toda a Europa” que impulsionaria o uso do transporte público. O novo bilhete foi projetado para ser mais atraente para as pessoas que entram e saem de grandes cidades, onde os antigos esquemas de descontos baseados em assinaturas custam mais de € 49 por mês. Além disso, as redes de transporte público alemãs muitas vezes têm um sistema tarifário confuso.
O ticket ainda não cobre viagens em trens operados pela DB Fernverkehr AG (incluindo RE) ou outros provedores de longa distância, como FlixTrain (IC, EC, ICE). Mas, o governo informou que está negociando com DB Fernverkehr exceções em certos trechos de linhas.
Dependendo da região ou cidade, tickets virão com diferentes regras e complementos. No estado de Schleswig-Holstein, no norte, as pessoas que viajam com uma passagem de € 49 também podem levar uma bicicleta e um cachorro do tamanho de um gato no trem gratuitamente.
Dentro e ao redor da cidade de Stuttgart, no sul, os viajantes podem transferir sua assinatura de passagem para amigos, parentes ou colegas se pagarem € 9,90 adicionais. Estados como a Baviera oferecem descontos para estudantes, estagiários e voluntários, que terão de pagar apenas € 29 euros por mês.