- Publicidade -

São Paulo lança aplicativo público para transporte individual

O mobizapSP promete preços mais justos aos passageiros e maior remuneração aos motoristas

mobizapSP
Para quem deseja conhecer o aplicativo, é preciso buscar o “mobizapSP Passageiro”. | Foto Priscilla Du Preez | Unsplash

Na última quinta-feira (23), foi lançado na capital paulista o mobizapSP, um aplicativo de gestão pública para o transporte individual de passageiros. Desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, a promessa é que a nova opção seja mais justa aos passageiros e motoristas.

- Publicidade -

O mobizapSP possui taxa fixa de administração de 10,95% para o motorista, monitoramento de todos os veículos em tempo real, além de não ter a tarifa dinâmica para o passageiro. Tais características visam oferecer preços mais justos a quem precisa da viagem e maior remuneração a quem dirige. Até agora, já somam mais de 25 mil motoristas e 23 mil passageiros cadastrados.

Há anos os aplicativos de transporte viraram uma alternativa de mobilidade urbana. São várias as opções, porém as mais conhecidas são as empresas gigantes como Uber e 99. Uma possível desvantagem identificada pela reportagem do G1 é que, em alguns casos, o aplicativo da prefeitura pode indicar trajetos maiores do que as concorrentes, impactando negativamente no valor final para o passageiro.

“Há necessidade de um órgão regulador da cidade para termos concorrência e não uma unanimidade na iniciativa privada. Ter algo na coisa pública que a gente acompanhe tudo que está acontecendo nos carros de aplicativo. É um grande passo”, disse o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, durante o anúncio do aplicativo.

Como acessar

Para quem deseja conhecer o aplicativo, é preciso buscar o “mobizapSP Passageiro”, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS (veja aqui), e preencher os dados pessoais. O serviço está disponível para partidas da cidade de São Paulo, sendo possível colocar outras cidades como destino. São aceitos pagamentos por meio de dinheiro, cartão de crédito, débito e crédito no aplicativo.

- Publicidade -

Há também a versão “mobizapSP Motorista”, exclusivo para quem almeja trabalhar para o aplicativo. O interessado então deve passar por um cadastro e validação das informações.