Inicio Culinária Torta de alho poró e brócolis

Culinária

Torta de alho poró e brócolis

A dica para Segunda Sem Carne é da Monica Hering do Cozinhando como Antigamente.

31 de julho de 2017 • Atualizado às 10 : 40

Foto: Monica Hering/Cozinhando como antigamente

Torta de alho poró e brócolis
4.74K
0

Quem me conhece, ou acompanha o blog já há algum tempo, sabe (ou percebeu!) que adoro alho poró. Com certeza não é algo fácil, muito menos barato, para se encontrar e comprar aqui no Maranhão. No entanto, fico de olho no mercado, no Ceasa e nas feiras. Sempre encontro alguns frescos e com um bom custo-benefício.

Já fiz o recheio com brócolis refogado somente com cebola, e também ficou ótimo. Acredito que uma olhadinha na sua gaveta de legumes da geladeira pode trazer outras ideias para variar o recheio. A levedura nutricional é opcional, afinal, é um ingrediente que não agrada a todos paladares. Contudo, ele dá um toque bem diferenciado no sabor da torta. Eu garanto que vale a pena testar.

Não pule a etapa do demolho das castanhas. Além de torná-las mais macias, o demolho reduz os fitatos, que dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo. As castanhas vão tornar o recheio mais cremoso. Já a araruta (ou o amido de milho) garante que ele fique firme.

Massa:
1/2 xícara de farinha de amêndoa
1/2 xícara de farinha de aveia
1/2 colher (chá) de sal
1 1/2 colheres (sopa) de óleo de coco
2 colheres (sopa) de água fria

torta-alho-poro-brocolis-1

Recheio:
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 alho poró, fatiado
100 g de floretes de brócolis, pré cozidos
1/2 xícara de castanha de cajú, demolhado por 8 horas
1 colher (sopa) de levedura nutricional (opcional)
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de araruta ou amido de milho
1/2 xícara de água filtrada
Pimenta do reino moída na hora, a gosto

torta-alho-poro-brocolis-2 (1)

Modo de fazer
Preaqueça o forno (180°C). Unte uma forma com fundo removível com 15cm de diâmetro.
Misture as farinhas e o sal com o óleo de coco até formar uma farofa grossa. Junte a água aos poucos, até formar uma bola.
Forre a forma com a massa, pressionando o fundo e as laterais. Espete o fundo com um garfo. Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e reserve.
Enquanto a massa assa, prepare o recheio. Refogue o alho poró com o azeite em fogo médio, até ficar macio. Junte os floretes de brócolis, cubra e cozinhe por uns 2 a 3 minutos.
Bata no liquidificador a castanha de caju drenada, o sal, o suco de limão, araruta e a levedura nutricional (se for usar). Junte a água aos poucos até formar um creme. Tempere com pimenta do reino.
Coloque o recheio na torta e cubra com o alho poró e o brócolis. Leve ao forno por 25 minutos, ou até o recheio firmar. Retire do forno, espere esfriar por alguns minutos antes de desenformar e servir.

torta-alho-poro-brocolis-4

DESCRICAO_MONICA_HERING

(4744)

logo
Fechar
Abrir
logo