- Publicidade -

Saiba como fazer fritada de cogumelos e couve-flor

A couve-flor é extremamente versátil e pode ser usada de diferentes formas, para agregar sabor e nutrientes.

Engana-se quem pensa que couve –flor tem poucas possibilidades de variação em termos de receitas. Há quem sempre faz couve flor cozida e depois coberta com molho branco ou gratinada no forno… Ou preparada para uso em saladas: cozida, temperada e resfriada.

- Publicidade -

Já faz algum tempo que as receitas com a couve-flor processada tem invadido as nossas cozinhas. Para alegria de quem adora (como eu!) pratos com legumes e vegetais! A couve-flor tem sido a base de muitas outras receitas na forma de grãozinhos que podem ser acrescentados crus (como na receita abaixo) e em seguida irem ao forno ou fogo. Ou também pré – cozidos rapidamente e depois processados, mas com a textura ainda bem firme.

Na linha das receitas feitas com a couve-flor processadaentra ainda uma versão de cuscuz que pode ser um acompanhamento incrível para diversos outros pratos. Desde tagines (na mais completa tradição árabe), como também junto com grelhados e ensopados.

A receita de fritada de cogumelos e couve-flor pode ser feita com os cogumelos da sua preferência (ou aqueles que você encontrar!). Usei o queijo vegetal de castanha de caju ralado grosso para dar um toque a mais de sabor. E para temperar, usei o estragão seco, que pode ser substituído por salsa fresca picada.

- Publicidade -

Fritada de cogumelos e couve-flor

Rendimento 4 porções

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva + para untar
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados ou espremidos
  • 250 g de cogumelos cortados em fatias
  • 250 g de floretes de couve-flor
  • 1 xícara de farinha de grão de bico
  • 1 xícara de água filtrada
  • 1 colher (chá) de sal
  • Folhas de estragão seco ou folhas de salsa fresca picadas
  • 50 g de queijo vegetal ralado (usei queijo de castanha de caju) opcional

Modo de fazer

  1. Preaqueça o forno (200°C).
  2. Aqueça uma frigideira em fogo alto. Junte o azeite e a cebola e refogue até ficar translúcida. Junte o alho e os cogumelos e cozinhe até ficarem ligeiramente dourados. Retire do fogo e reserve.
  3. Coloque os floretes de couve-flor no processador e pulse até ficar parecendo arroz.
  4. Misture a farinha de grão de bico com a água filtrada, o sal e  o estragão. Mexa bem, até ficar homogêneo.
  5. Acrescente a couve-flor processada, os cogumelos refogados e o queijo ralado (se for utilizar). Misture somente para incorporar. Coloque em uma travessa refratária untada com o azeite de oliva.
  6. Leve ao forno por 30-35 minutos, ou até ficar firme e dourado.