Francês cria minhocário de argila que se integra com a terra

Compostino pode ser enterrado em vasos ou canteiros, garantindo o descarte sustentável de orgânicos e nutrientes para o solo

minhocário de argila compostino
Fotos: Agrotonome

O jovem francês Loïc Weinhard fundou a Agrotonome para fazer a sua parte por uma sociedade “mais ecológica, mais resiliente e mais realista”, como ele mesmo dia. A empresa surgiu durante a pandemia, quando a dependência de supermercados e estoques alimentares o fizeram pensar no modelo de produção e distribuição de comida.

compostino minhocário de argila
Foto: Reprodução YouTube | Ulule

Um caminho apontado pelo empreendedor para ajudar a diminuir este problema foi incentivar as pessoas a cultivarem em casa algum tipo de alimento, de acordo com o espaço disponível. Ele criou então sistemas que integram jardinagem e compostagem, em pequenos vasos ou grandes canteiros. Entre as “hortas-compostoras” da startup, está o Compostino. Um minhocário que pode ser diretamente enterrado na terra e que ao mesmo tempo que ajuda a dar um destino mais sustentável aos resíduos orgânicos, fornece nutrientes para o solo e para as plantas.

compostino minhocário de argila
Foto: Reprodução YouTube | Ulule

Diferente dos minhocários comuns, feitos em sua maioria de plástico, o Compostino é um vaso de argila, produzido em parceria com o artesão Jean-Louis Schmitter. O vaso tem pequenos orifícios em toda a sua superfície, para que as minhocas possam transitar livremente entre o minhocário e a terra – e os nutrientes do composto orgânico seguem o mesmo caminho. Para completar, o vaso vem com uma tampa, que evita que os resíduos fiquem expostos, evitando possíveis parasitas ou mal cheiro.

compostino minhocário de argila
Foto: Reprodução YouTube | Ulule

O passo a passo é simples. Escolher um Compostino do tamanho adequado: existem opções de 2 a 8 litros, para pequenos vasos ou para grandes canteiros. Junto com o minhocário, vale comprar ou conseguir algumas minhocas e o sistema está pronto para começar a funcionar. Coloque camadas de resíduos orgânicos como castas de frutas, cascas de verduras, restos de alimentos, chá, borra de café e o que mais gerar na sua casa. Vale lembrar na compostagem com minhocas carnes, comidas com sal e frutas cítricas não devem ser colocados entre os resíduos.

compostino minhocário de argila
Fotos: Reprodução YouTube | Ulule

Depois de colocar os resíduos orgânicos no Compostino, cubra com serragem ou folhas secas, intercalando estas camadas e deixando que as minhocas façam o resto do trabalho dentro do minhocário que deve estar sempre tampado. Segundo Loïc, com o modelo maior é possível comportar cerca de 15 quilos de resíduos orgânicos por ano.

jardim minhocario
Foto: Reprodução YouTube | Ulule

Além de dar um destino mais ecológico ao “lixo” que você produz, este sistema fornece para as suas plantasum adubo da melhor qualidade, livre de venenos ou produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Para saber mais, acesse o site www.agrotonome.com ou assista o vídeo abaixo: