- Publicidade -

Curitiba vai distribuir composteiras domésticas grátis

A ação faz parte do Programa Municipal de Compostagem, que visa reduzir os resíduos orgânicos domiciliares

Curitiba composteira
O Programa Municipal de Compostagem, da Prefeitura de Curitiba, vai distribuir composteiras domésticas. | Foto: Hully Paiva/SMCS

Todos os anos, o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico, mas apenas 1% do que é descartado é reaproveitado, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Para estimular a redução dos resíduos orgânicos a serem encaminhados para aterros sanitários em Curitiba, a prefeitura distribuirá 1000 kits de composteiras domésticas com minhocas.

- Publicidade -

Com as composteiras, os moradores terão condições de compostar seus próprios resíduos dentro de casa. A ação faz parte do Programa Municipal de Compostagem, apelidado de COM-POS-TE Curitiba, que já incentiva a compostagem comunitária na cidade.

“Pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos todos somos responsáveis pelos que geramos. O material orgânico vira insumo para compostagem e, assim, vai para o aterro sanitário somente o rejeito que não pode ser utilizado, como resíduos de higiene pessoal, matéria orgânica de restos de laticínios ou restos de carne, por exemplo”, afirma o diretor de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edelcio Marques dos Reis.

Curitiba composteira
Mais compostagem, menos rejeitos para os aterros sanitários. | Foto: Hully Paiva/SMCS

No site da prefeitura, foi criado uma página que detalha alguns pontos a serem observados por quem deseja fazer parte da iniciativa. Entre eles está o fato de necessariamente ser alguém que consome as frutas, verduras e legumes em casa, uma vez que, além de fazer bem à saúde, são os melhores ingredientes para criar um composto de alta qualidade, com nutrientes valiosos para o solo.

Outro ponto importante é ter um espaço, ainda que pequeno, para que a composteira possa ficar abrigada do sol e da chuva, num local em que haja boa ventilação. Também será necessário reservar um recipiente para armazenar matéria vegetal seca, que pode ser folhas secas, palha, serragem de madeira (sem tinta ou verniz), e grama seca.

- Publicidade -

A composteira cedida pela gestão possui largura e comprimento de 45cm x 60cm e altura 90cm.

Outros requisitos incluem compromisso, vontade de aprender sobre o processo de compostagem e cerca de 30 minutos por semana para realizar as atividades relacionadas à compostagem (separar os resíduos orgânicos, anotar o volume gerado, colocá-los na composteira e retirar o biofertilizante líquido).

“Compostar requer dedicação, mas não envolve grande dificuldade. Além de separar seu resíduo orgânico, é importante reservar algum tempo para cuidar da sua composteira e entender como ela funciona”, destaca a página. A prefeitura também disponibiliza um pequeno manual de operação da composteira doméstica.

- Publicidade -

A entrega das primeiras 20 composteiras será realizada na próxima sexta-feira (20). Os interessados deverão se cadastrar no Guia Curitiba para receber o kit – saiba mais aqui.