Marca brasileira conquista patente de maquiagens sólidas
Com opções naturais, multifuncionais e sem embalagens, a AmoKarité traz os benefícios dos cosméticos sólidos para a maquiagem
Com opções naturais, multifuncionais e sem embalagens, a AmoKarité traz os benefícios dos cosméticos sólidos para a maquiagem
Os shampoos e condicionadores em barra tem conquistado um espaço cada vez maior no mercado de cosméticos, com grandes marcas como a Natura e Boticário adotando este formato, além de uma série de marcas que já nasceram com esta proposta e oferecem opções para todos os tipos de cabelo.
Entre as principais vantagens ambientais destes produtos podemos citar o uso reduzido de água na sua composição e fabricação, poupando este valioso recurso natural, maior facilidade no transporte e logística, reduzindo a pegada de carbono desta etapa, embalagens que dispensam o uso de plástico e a composição, que normalmente prioriza ingredientes naturais, melhores para a gente e para o planeta.
Além dos shampoos e condicionadores, existem outros produtos em barra que trazem os mesmos benefícios, como hidratantes para a pele e desodorantes. Estas opções começaram a aparecer no mercado nos anos 90, mas foi em 2020, em meio a pandemia, que se tornaram mais populares e aprimorados. Esta mudança no mercado, inspirou Sté Gustavson a levar as versões em barra para o mundo da maquiagem natural.
Sté começou a fabricar suas próprias maquiagens quando se tornou vegana e decidiu se despedir de qualquer produto que viesse de origem animal. Isso aconteceu em 2019, quando ela também abraçou a causa ambiental, buscando uma vida com menos impacto. Com o tempo, ela percebeu que muitas outras pessoas compartilhavam do mesmo desejo e mergulhou de cabeça no assunto, estudando e testando várias formulações, até criar a própria linha de maquiagens sólidas, a AmoKarité.
“Eu conectei os produtos sólidos que estavam se aprimorando e a maquiagem multifuncional. O principal diferencial é que esses produtos sólidos não levam água na composição, então não precisam de embalagem plástica. Não há como fazer um produto mais sustentável. Quem quando criança nunca teve o sonho de inventar algo que ainda não existia? Eu criei a maquiagem sólida sem embalagem plástica e sou uma mulher realizada”, comemora.
Em 2021, Clara Klabin juntou-se à Sté e, com a formação em administração e sustentabilidade, ajudou a fortalecer a AmoKarité no universo da beleza natural. “Queremos trazer mais transparência sobre o que usamos nos nossos produtos e, é claro, embalagens que não deixam rastros negativos no meio ambiente. A AmoKarité foi criada em cima de conceitos sustentáveis, sem deixar de lado a beleza e a alta performance que o consumidor merece”, afirma Klabin.
As duas tem muitos motivos para comemorar. A marca já tem 62 produtos, vem em constante expansão pelo Brasil, anunciou uma parceria com o Mundo Verde em todo o território nacional e, em breve, deve chegar a Espanha e Portugal. Recentemente, Sté e Clara conquistaram a patente brasileira de maquiagem sólida e sem embalagem, anunciada pela Dannemann Siemsen, empresa responsável pelas maiores patentes do país. Agora, as fundadoras da marca, Sté Gustavson e, têm o direito de exploração da invenção pelos próximos 20 anos.
“Nossa patente de maquiagens sólidas é uma patente que protege a natureza. Ela é a concretização do desejo de muitas pessoas de mudar a forma de consumir, que sirva de exemplo para muitas invenções daqui pra frente na busca de uma forma de produzir mais sustentável”, acrescenta Clara Klabin.
As maquiagens da Amokarité são multifuncionais. Um único produto pode ser usado como batom, blush, sombra e o que mais a criatividade permitir. Dessa forma, se reduz também a quantidade de produtos necessários, otimizando o uso de um único item. Na produção, todos os pigmentos são extraídos de rochas e também são utilizados óleos vegetais, enriquecendo a fórmula e aumentando a validade dos produtos.
Hoje os best-sellers da marca são: a base líquida nutritiva, o batom cremoso (nos tons pitaya e goiaba), o batom sólido (nos tons amora e morango), o iluminador rosé, o Pó Translúcido Banana, o Lip Tint Melancia e o lip balm. Em 2023 a marca também divulgou a formulação de um delineador sem nenhuma adição de agentes plastificantes (derivados do petróleo)
Os números da marca mostram que o mercado de produtos naturais, produzidos de maneira mais sustentável tem força: o faturamento da Amokarité deu um salto de R$ 400 mil para R$ 800 mil em 2021. Já em 2022 alcançou R$ 1, 2 milhão. Gustavson acredita não ter medo de delegar funções, confiando nos processos estabelecidos e nas funcionárias para o efetivo crescimento da empresa – hoje, a equipe é formada por 10 mulheres. Com breakeven atingido em apenas 3 anos desde sua criação, a Amokarité pretende ainda faturar R$ 2 milhões em 2023.