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Marca brasileira conquista patente de maquiagens sólidas

Com opções naturais, multifuncionais e sem embalagens, a AmoKarité traz os benefícios dos cosméticos sólidos para a maquiagem

maquiagem sólida
Foto: AmoKarité

Os shampoos e condicionadores em barra tem conquistado um espaço cada vez maior no mercado de cosméticos, com grandes marcas como a Natura e Boticário adotando este formato, além de uma série de marcas que já nasceram com esta proposta e oferecem opções para todos os tipos de cabelo.

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Entre as principais vantagens ambientais destes produtos podemos citar o uso reduzido de água na sua composição e fabricação, poupando este valioso recurso natural, maior facilidade no transporte e logística, reduzindo a pegada de carbono desta etapa, embalagens que dispensam o uso de plástico e a composição, que normalmente prioriza ingredientes naturais, melhores para a gente e para o planeta.

Além dos shampoos e condicionadores, existem outros produtos em barra que trazem os mesmos benefícios, como hidratantes para a pele e desodorantes. Estas opções começaram a aparecer no mercado nos anos 90, mas foi em 2020, em meio a pandemia, que se tornaram mais populares e aprimorados. Esta mudança no mercado, inspirou Sté Gustavson a levar as versões em barra para o mundo da maquiagem natural.

maquiagem sólida
Fotos: AmoKarité

Sté começou a fabricar suas próprias maquiagens quando se tornou vegana e decidiu se despedir de qualquer produto que viesse de origem animal. Isso aconteceu em 2019, quando ela também abraçou a causa ambiental, buscando uma vida com menos impacto. Com o tempo, ela percebeu que muitas outras pessoas compartilhavam do mesmo desejo e mergulhou de cabeça no assunto, estudando e testando várias formulações, até criar a própria linha de maquiagens sólidas, a AmoKarité.

“Eu conectei os produtos sólidos que estavam se aprimorando e a maquiagem multifuncional. O principal diferencial é que esses produtos sólidos não levam água na composição, então não precisam de embalagem plástica. Não há como fazer um produto mais sustentável. Quem quando criança nunca teve o sonho de inventar algo que ainda não existia? Eu criei a maquiagem sólida sem embalagem plástica e sou uma mulher realizada”, comemora.

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maquiagem sólida
Foto: AmoKarité

Em 2021, Clara Klabin juntou-se à Sté e, com a formação em administração e sustentabilidade, ajudou a fortalecer a AmoKarité no universo da beleza natural. “Queremos trazer mais transparência sobre o que usamos nos nossos produtos e, é claro, embalagens que não deixam rastros negativos no meio ambiente. A AmoKarité foi criada em cima de conceitos sustentáveis, sem deixar de lado a beleza e a alta performance que o consumidor merece”, afirma Klabin.

As duas tem muitos motivos para comemorar. A marca já tem 62 produtos, vem em constante expansão pelo Brasil, anunciou uma parceria com o Mundo Verde em todo o território nacional e, em breve, deve chegar a Espanha e Portugal. Recentemente, Sté e Clara conquistaram a patente brasileira de maquiagem sólida e sem embalagem, anunciada pela Dannemann Siemsen, empresa responsável pelas maiores patentes do país. Agora, as fundadoras da marca, Sté Gustavson e, têm o direito de exploração da invenção pelos próximos 20 anos.

Nossa patente de maquiagens sólidas é uma patente que protege a natureza. Ela é a concretização do desejo de muitas pessoas de mudar a forma de consumir, que sirva de exemplo para muitas invenções daqui pra frente na busca de uma forma de produzir mais sustentável”, acrescenta Clara Klabin.

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maquiagem sólida
Foto: AmoKarité

As maquiagens da Amokarité são multifuncionais. Um único produto pode ser usado como batom, blush, sombra e o que mais a criatividade permitir. Dessa forma, se reduz também a quantidade de produtos necessários, otimizando o uso de um único item. Na produção, todos os pigmentos são extraídos de rochas e também são utilizados óleos vegetais, enriquecendo a fórmula e aumentando a validade dos produtos.

Hoje os best-sellers da marca são: a base líquida nutritiva, o batom cremoso (nos tons pitaya e goiaba), o batom sólido (nos tons amora e morango), o iluminador rosé, o Pó Translúcido Banana, o Lip Tint Melancia e o lip balm. Em 2023 a marca também divulgou a formulação de um delineador sem nenhuma adição de agentes plastificantes (derivados do petróleo)

maquiagem natural
Foto: AmoKarité

Os números da marca mostram que o mercado de produtos naturais, produzidos de maneira mais sustentável tem força: o faturamento da Amokarité deu um salto de R$ 400 mil para R$ 800 mil em 2021. Já em 2022 alcançou R$ 1, 2 milhão. Gustavson acredita não ter medo de delegar funções, confiando nos processos estabelecidos e nas funcionárias para o efetivo crescimento da empresa – hoje, a equipe é formada por 10 mulheres. Com breakeven atingido em apenas 3 anos desde sua criação, a Amokarité pretende ainda faturar R$ 2 milhões em 2023.