Grupo Boticário divulga evolução de Compromissos para o Futuro

Com o mote #UmaBelezaDeFuturo, foram apresentados 8 compromissos, em 7 temáticas, com 30 metas para a organização

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Fotos: Grupo Boticário

No mesmo dia em que divulgou o seu 12º Relatório ESG, o Grupo Boticário reuniu jornalistas, fornecedores, representantes da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e outros stakeholders para apresentar em primeira mão a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com o aprimoramento dos indicadores para acompanhamento.

O anúncio em 2024 vem depois de resultados anuais significativos, com R$ 30,8 bilhões em vendas e crescimento de 30,5%, e faz parte do compromisso da empresa de atualizar as metas a cada três anos, garantindo que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais do tema e ao dinamismo e crescimento do Grupo.

“Para nós, não há crescimento se não for coletivo e responsável. Todos os nossos resultados e ambições só têm valor quando compartilhados com toda a sociedade, com nossos colaboradores, parceiros, fornecedores, distribuidores, representantes, franqueados e consumidores”, afirma Fabiana de Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.

Os compromissos assumidos pelo Grupo Boticário, desde 2021, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo o mesmo horizonte temporal da Agenda 2030. São oito compromissos, distribuídos entre sete temáticas: Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Biodiversidade; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento Social; e Fornecimento Sustentável. E, para que seja possível potencializar os projetos e mensurar sua evolução, eles se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.

Primeira loja do Grupo Boticário, há 47 anos, em Curitiba, Paraná. Foto: Grupo Boticário
Primeira loja do Grupo Boticário, há 47 anos, em Curitiba, Paraná. Foto: Grupo Boticário

“O resultado é extremamente consistente. Analisamos a conjuntura externa e interna para diagnosticar onde estamos em relação aos desafios globais e estruturamos ações de curto, médio e longo prazo. Todos os temas evoluíram em suas definições, nos indicadores de mensuração de performance e na criação de novos processos de governança, promovendo integração do tema ao modelo de gestão da companhia. Assim, cada área de negócio foi fortalecida em sua capacidade de planejar e executar ações que contribuam para o alcance das metas”, complementa a vice-presidente.

Por não ser uma empresa de capital aberto, o Grupo opta de forma voluntária pela transparência na divulgação de tais resultados, demonstrando seu comprometimento com a responsabilidade ambiental e social e com todo seu ecossistema de beleza.

O Relatório ESG do Grupo Boticário poderá ser consultado na íntegra por aqui.

Uma Beleza de Futuro 

fábrica Boticário
Foto: Grupo Boticário

Neste ano, o Grupo Boticário traz novidades no Relatório ESG. Além de manter o padrão GRI (Global Reporting Initiative), trouxe mais evidências para o relato sobre mudanças climáticas, incluindo o framework completo do TCFD (Força-tarefa para divulgações financeiras relacionadas ao clima). Também passou a incluir indicadores socioambientais do SASB (Sustainable Accounting Standards Board) específicos do setor de produtos pessoais e a dupla materialidade, considerando os impactos socioambientais e financeiros sofridos e causados pelo negócio.

Com foco na economia circular de resíduos de toda a sua operação, todos os novos produtos cosméticos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. O Grupo também incentiva a redução de resíduos de catálogos, alcançando em 2023 a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

A empresa possui hoje o maior programa em pontos de coleta de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos. Em 2023, mais de um terço do equivalente ao resíduo gerado pelas embalagens no ano foi reciclado (34%), tendo como meta chegar a 45% em 2030.

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Fotos: Grupo Boticário

Outro projeto de forte atuação nessa frente é a Estação Preço de Fábrica, que impacta de forma positiva toda a cadeia de embalagem pós-consumo. Desde seu lançamento, em novembro de 2021, mais de 2,3 mil toneladas de resíduos foram recolhidas e encaminhadas para a reciclagem.

Para aumentar a eficiência hídrica do negócio, o Grupo Boticário prevê uma redução de 25% do volume (m³) de água consumido por tonelada de produto final em relação a 2022 (intensidade hídrica) e utilização de, pelo menos, 90% da água de reúso gerada nas operações fabris até 2030. Além disso, projetos pioneiros como o Selo Fórmula Amiga das Águas e o IARA garantem formulações de menor impacto para o meio ambiente.

Dentre os produtos enxaguáveis, o Grupo pretende alcançar o marco de 90% com formulações biodegradáveis (sendo que já avançou 48% deste indicador) e 100% delas com menor impacto de água.

O Grupo também anunciou debêntures atreladas às metas ESG, os chamados sustainability-linked bonds. Uma das metas pioneiras é de chegar a um portfólio de marcas próprias com produtos 100% veganos até dezembro de 2026.

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Foto: Grupo Boticário

Em sua atuação em diversidade e inclusão, o Grupo Boticário expande sua atuação para além de seus muros, procurando inspirar a sociedade de forma geral sobre a relevância da temática. A empresa trabalha sob cinco dimensões – gênero, raça, gerações, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Especialmente na dimensão de gênero, em três anos a companhia chegou ao marco de 56% de mulheres ocupando cargos de liderança. Hoje, elas representam 60% dos mais de 19 mil colaboradores.

Em termos de produtos, 23% já possuem atributos de diversidade, a meta é chegar a 60%. Para atingir a ambição, a empresa investe em projetos como o Comunidade Beleza Livre, por meio do qual consumidores diversos são incluídos no desenvolvimento e co-criação de novos produtos.

Outro relevante compromisso a ser destacado é contribuir ativamente para a redução da desigualdade social. Por meio de importantes projetos, como Empreendedoras da Beleza, mais de 200 mil pessoas se inscreveram e mais de 43 mil mulheres por todo o Brasil já se formaram, e 57% das respondentes da pesquisa de satisfação declararam ter aumento de renda. Além destes, o Desenvolve, programa de formação e inclusão de talentos na área de tecnologia, formou mais de mil pessoas e tem foco na empregabilidade.

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Foto: Divulgação | Boticário

Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

O pioneirismo na criação da Fundação Grupo Boticário, na década de 1990, antes mesmo da Rio Eco-92 e da atenção global voltar-se para a sustentabilidade, reforça a jornada da empresa que, há 47 anos, busca colaborar com o desenvolvimento do Brasil por meio da beleza.

Com 1,7 mil projetos e iniciativas apoiados e desenvolvidos em todo o país, a Fundação também é responsável pela conservação direta de 11 mil hectares de Mata Atlântica e Cerrado em suas duas reservas particulares (Serra do Tombador – GO e Salto Morato – PR), pela descoberta de 178 espécies de animais e plantas e pelo apoio na criação de 606 unidades de conservação. Hoje, trabalha para que cidades e sociedade adotem a natureza como base de soluções para a adaptação aos desafios climáticos, especialmente com foco na segurança hídrica e na resiliência costeiro-marinha.

Salto morato cachoeira
Salto Morato. Foto: Fundação Grupo Boticário

Por meio da Fundação Grupo Boticário, o cuidado com os recursos hídricos também se materializa pelo movimento Viva Água, presente em duas bacias hidrográficas no Rio de Janeiro e no Paraná que impactam 11,5 milhões de pessoas, indústrias e pequenos agricultores. A iniciativa tem o objetivo de conectar pessoas e organizações em ações que favoreçam a segurança hídrica, adaptação às mudanças climáticas, negócios sustentáveis e maior qualidade de vida à população.