Cidade belga oferta árvores gratuitas para a população

Iniciativa visa ajudar a refrescar a cidade no verão, melhorar a qualidade do ar e criar mais abrigos para a fauna

Cidade árvores
Foto: Cidade de Antuérpia

Mais do que nunca são necessárias cidades mais frescas, com mais sombras, mais abrigos para a fauna e mais resilientes às mudanças climáticas. Criar mais áreas verdes em espaços urbanos deve ser um compromisso político de autoridades públicas. Entretanto, esta empreitada pode ser alcançada com a ajuda dos moradores. É a estratégia que vem sendo adotada por Antuérpia, uma cidade portuária na Bélgica com pouco mais de 500 mil habitantes.

Antuérpia possui duas mil árvores para doar aos residentes que queiram plantá-las em seus jardins ou em qualquer pedaço de terreno não vedado que possam ter em suas propriedades.

Cidade árvores
Foto: Cidade de Antuérpia

São vinte espécies diferentes de árvores gratuitas disponíveis para serem entregues à população. Cientes de que os possíveis residentes interessados não sejam botânicos profissionais, a gestão criou um guia útil sobre como escolher a árvore mais indicada para cada tipo de propriedade. Os moradores devem responder a uma série de perguntas, que os levarão à recomendação certa.

O site da cidade também oferece conselhos práticos sobre como proceder no plantio e no cuidado da árvore para que ela atenda aos padrões estabelecidos pelo município. Por exemplo, as árvores que crescem mais de dois metros de altura devem estar localizadas a dois metros dos limites da propriedade, a menos que o proprietário acorde de outra forma com o seu vizinho. Além disso, todas as plantas disponíveis já foram “pré-selecionadas” de acordo com o clima e o ecossistema local.

Cidade árvores
Foto: Frederik Beyens| Cidade de Antuérpia

Por outro lado, os moradores que quiserem cortar uma árvore por algum motivo, terão de solicitar uma licença especial ao município e isso só será permitido se a árvore cumprir determinadas condições. Em último caso, as árvores mortas são usadas na construção de parques infantis naturais.

Incentivo

O estímulo ao plantio de árvores vem sendo fortalecido ano a ano. Anteriormente, a cidade usou um transporte público para incentivar os moradores a praticarem a jardinagem urbana: um bonde elétrico foi transformado em um exuberante jardim móvel por um dia, com plantas espalhadas em todos os espaços disponíveis.

Cidade árvores
Foto: Cidade de Antuérpia

Outras ações de incentivo ao plantio de árvores e criação de jardins vêm sendo implementadas e esta última iniciativa de distribuição de árvores gratuitas em Antuérpia faz parte de um projeto chamado Neighborhood in Bloom (Buurt in Bloei).

Em 2023, o CicloVivo trouxe iniciativas semelhantes de outra cidade belga, confira aqui.

Dicas para plantar nas cidades

Uma das premissas para plantar em áreas urbanas é realizar a escolha correta do local. É preciso levar em consideração, por exemplo, qual tamanho a espécie alcançará quando estiver adulta, se há rede elétrica ou outro tipo de interferência que dificulte seu crescimento. As raízes também precisam de espaço para que, futuramente, não causem danos às calçadas ou residências próximas.

Outro ponto importante é evitar, em calçadas, árvores que dão frutos pesados em locais onde as pessoas vão transitar – há sempre o risco de acidentes.

árvores saúde vida
Foto: Mayra Rosa | CicloVivo

Lugar de vegetação não é só na floresta: muitas árvores podem e devem ser plantadas em calçadas e quintais, basta ter cautela e escolher a espécie que mais se adequa ao local do plantio.