- Publicidade -
sofá salva-vidas
Foto: Charlie Schuck

Quando pensamos em adotar um estilo de vida minimalista, reduzindo a nossa quantidade de “coisas”, uma ótima estratégia é buscar itens multifuncionais, que cumprem mais de um papel na nossa rotina, dependendo da situação. O último lançamento da agência criativa Mother é um exemplo perfeito, e inusitado, de como é possível fazer isso. Os designers criaram um sofá flutuante com remo integrado e sinalizadores de emergência, que pode funcionar como um salva-vidas. Neste caso, o principal objetivo não era a multifuncionalidade, mas fazer uma crítica à falta de ação frente à emergência climática.

- Publicidade -

O móvel conceitual ganhou o nome de Sofá Bliss e funciona como um bote, com almofadas estofadas no mesmo tecido laranja que é usado para fazer coletes salva-vidas. As almofadas não estão presas à estrutura do sofá e podem se transformar em boias, em caso de inundações.

sofá salva-vidas
Foto: Charlie Schuck

A base do sofá e os remos que compõe a peça são feitos de madeira reciclada, mais uma referência às escolhas que todos deveriam fazer, lembrando que o sofá salva-vidas foi criado para chamar a atenção para a falta de conscientização e atitude para respondermos às causas e efeitos da crise climática.

Seguindo o princípio da multifuncionalidade, o sofá também vem com um pufe combinando que se abre como uma mala para guardar objetos como uma coqueteleira.

sofá salva-vidas
Foto: Charlie Schuck

Outra crítica presente no projeto é o fato de que a capacidade de se proteger em casos de eventos climáticos extremos é bastante desigual, assim como é desigual a nossa sociedade. “Percebemos que, se houver uma catástrofe como uma inundação devido ao aumento do nível do mar, se você tiver os meios, geralmente estará bem”, disse Paul Malmstrom, fundador da Mother, em entrevista ao Dezeen, site especializado em arquitetura e design.

- Publicidade -

“Portanto, isso é para um indivíduo de alto patrimônio líquido que quer apenas sentar, relaxar e apenas flutuar quando a água chegar”, provoca Paul.

O protótipo é totalmente funcional: equipado com medidor de nível de água, sinalizadores de emergência nos apoios de braços e remo armazenado em seu encosto de madeira.

sofá salva-vidas
Foto: Charlie Schuck

As almofadas são cobertas com tecido Sunbrella resistente à água e envoltas em tiras utilitárias pretas semelhantes às encontradas em coletes salva-vidas. O pufe também deve flutuar ao lado do sofá.

- Publicidade -

O sofá traz ainda vários outros itens, como um manual com instruções irônicas sobre o que fazer se estiver à deriva no mar, incentivando as pessoas a “relaxar” durante a experiência. “Claro, não queremos que você relaxe”, esclarece Malstrom.

A Mother fabricou apenas uma peça para a apresentação, mas  planeja vender o Sofa Bliss peça e prometeu doar parte dos lucros para a Agência das Nações Unidas para Refugiados.

Com informações de Dezeen