Imagine a possibilidade de purificar a água em qualquer lugar do mundo sem depender de estruturas de saneamento. Essa é a proposta do GoSun Flow que está disponível para pré-encomenda nos Estados Unidos.

Em um momento em que lavar as mãos é a principal forma de prevenir a contaminação do novo coronavírus, o produto vem a calhar.

GoSun Flow

Trata-se de um purificador de água 3 em 1 composto por um filtro de três estágios, bomba, painel solar, carregador portátil e mangueiras.

O GoSun Flow integra uma gama de produtos da empresa estadunidense Gosun. Em seu portfólio há lâmpadas, lanternas, coolers e até um fogão portátil – tudo a base de energia solar.

Eficácia

Ao contrário dos complexos sistemas de tratamento de água, o GoSun Flow é pequeno o suficiente para caber dentro de uma mochila. Aliás, ele foi justamente pensado como uma solução multifuncional para um fim de semana de aventuras.

O versátil produto é capaz de filtrar 99,99% dos patógenos da água, incluindo vírus, e pode funcionar como fonte de água potável, pia portátil para lavar as mãos ou a louça e até como chuveiro. Essa última opção é possível graças à torneira flexível que pode ser acoplada.

O CicloVivo já noticiou outros purificadores de água compactos e eficientes, mas este realmente chama atenção pela quantidade de soluções em um só produto.

Como funciona

Em vez de uma bomba manual – comum nos produtos de acampamentos – o produto possui uma bomba automática que move a água passando-a por um filtro de três estágios. A energia necessária para o mecanismo funcionar provém da bateria que é alimentada pelo painel solar integrado. Mas, se a intensidade solar for muito baixa, é possível usar até mesmo a bateria do telefone.

O dispositivo é capaz de purificar um litro em cerca de um minuto. Mas, atenção, não é desenvolvido para água salgada, que exigiria outras tecnologias.

Em comunicado à imprensa, o CEO da GoSun, Patrick Sherwin, afirmou que o desenvolvimento desta tecnologia foi acelerado em razão da pandemia. “Acreditamos que agora é a hora de trabalharmos juntos, inovar e criar produtos que tornam o mundo mais limpo e mais resiliente”, afirmou.

A companhia fez uma parceria com a organização Trees for the Future e a cada venda do GoSun Flow duas árvores são plantadas.

A previsão é que o produto comece a ser entregue, nos Estados Unidos, em setembro de 2020.

Leia também:

Brasileira cria sistema que purifica água da chuva usando energia solar

Usina solar transforma água do mar em água potável no Quênia