cozinha lixo zero
Foto: Ivana Steiner
- Publicidade -

Um projeto ambicioso com um conceito radical que visa reduzir o desperdício. Assim se autointitula a designer Ivana Steiner ao explicar sua “Zero Waste Kitchen” (Cozinha Lixo Zero) ao site Designboom. Sua proposta de cozinha reúne uma série de funcionalidades que ajudam a reduzir drasticamente a produção de lixo no cômodo. 

O desenho prevê uma bancada de aço inoxidável reciclado e vidro reciclado com espaço para eletrodomésticos e objetos. A cozinha contempla fogão, gavetas, prateleiras para organizar copos, pratos e potes de vidro para armazenar alimentos. Há espaço também para cestos de frutas e verduras e armazenamento interno para guardar os demais utensílios.

Logicamente, não é o projeto adequado para acumular grandes conjuntos de louças, mas é perfeito para quem busca uma vida mais minimalista e sem acúmulo de tralhas.

- Publicidade -

A estrutura ainda é composta por espaço para pendurar as sacolas de pano e tê-las sempre à mão quando sair para as compras. Assim, não há risco de levar sacolinhas plásticas para dentro de casa, uma vez que muito do lixo que produzimos vem do mercado e pode ser evitado: 10 dicas para levar menos lixo para casa.

Outro ponto interessante é o pequeno varal, acoplado na bancada, para secar panos. A ideia da designer é substituir o uso de papel toalha e guardanapos por tecidos que podem ser usados, lavados, secos e usados novamente. Outro desperdício que deve ser evitado é o de água. Isso porque debaixo da pia há um jarro para coletar a água que cai.

A Cozinha Lixo Zero não seria completa e eficaz sem um minhocário, responsável por compostar as sobras de alimentos. Afinal, estima-se que mais da metade de todo o lixo produzido no Brasil é composto por resíduos orgânicos – o que inclui restos de alimentos como frutas e legumes. 

Para arrematar, a bancada ainda possui um jardim vertical de ervas, útil para a preparação de alimentos no dia a dia. A produção de húmus do minhocário ainda pode ser usada para nutrir a pequena horta doméstica. A rega pode ser feita com a água coletada da pia. 

A Cozinha Lixo Zero é compacta, mas bem organizada para desempenhar diferentes funções. Para desenvolver seu projeto, a designer Ivana foi do passado ao presente. Uma das inspirações é a “Cozinha de Frankfurt”, da arquiteta vienense Margarete Schütte-Lihotzky, precursora da cozinha planejada. Outra inspiração – mais recente – é na mobilização estudantil Fridays For Future, o que pode ser cogitado na reprodução de mensagens como “Não há planeta B” no projeto do móvel.

- Publicidade -