- Publicidade -

Saiba o que é treinamento funcional e seus benefícios

Este tipo de treinamento tem como foco exercer atividades que foquem nos movimentos que fazemos no dia a dia.

Treinamento funcional requer atenção a todos os músculos.

Muita gente já ouviu falar, mas poucas pessoas realmente entendem. Basta falar no termo funcional para que a maioria já pense em vida saudável, porém, o treinamento funcional em academias requer atenções diferenciadas para os movimentos repetitivos do dia a dia e podem auxiliar qualquer um: atletas, adultos sedentários ou idosos. Para este último grupo, esse trabalho de músculos pode ser ainda mais vantajoso.

- Publicidade -

O treinamento funcional é totalmente diferente da musculação, que trabalha apenas um grupo de músculos em cada exercício. “No geral, as aulas são mais dinâmicas, desafiadoras e divertidas, pois se utilizam materiais diversos, como bolas e elásticos, e que fazem a atividade de todos os músculos de forma integrada”, conta a professora da academia Ecofit Club, Thaís Lima.

Este tipo de treinamento tem como foco exercer atividades que foquem nos movimentos que fazemos no dia a dia, como um simples agachamento para pegar algo que caiu no chão, puxar um móvel, arrastar caixas ou se equilibrar ao tentar carregar alguns objetos. São exercícios que inclusive podem ser estruturados para se trabalhar com a musculação ou outras atividades físicas que a pessoa deseja praticar.

“O objetivo aqui é auxiliar no desenvolvimento, evitar lesões e melhorar a performance. São inúmeros benefícios como a melhora do equilíbrio, melhora da resistência cardiopulmonar e muscular, aumento em flexibilidade e no ganho de força. É possível também emagrecer e melhorar o tônus muscular”, afirma Thaís.

Os atletas podem ter um programa de exercícios que os ajudam ainda mais no desenvolvimento dos esportes que praticam, enquanto para os idosos, por exemplo, o treinamento funcional pode ser ainda mais valioso, uma vez que nesta idade é recorrente sofrer lesões por uma queda, muitas vezes causada pelo enfraquecimento de um determinado membro do corpo, ou perda de equilíbrio.

- Publicidade -

Mas para que tudo isso funcione, é necessário ter dedicação, atenção aos movimentos e um programa de exercícios bem estruturado, que somente um professor de educação física pode montar, aumentando a dificuldade gradativamente de acordo com a capacidade do aluno e os objetivos que pretende alcançar. Para conhecer mais sobre a prática, acesse aqui.