- Publicidade -

Produtos de limpeza ecológicos trazem benefícios para a saúde

Pessoas que trocaram produtos de limpeza convencionais por versões mais naturais contam como a escolha ajudou na saúde e economia

sabão de coco em pó positiv.a
Foto: positiv.a

Usados diariamente, seja para limpeza de louças ou para higiene de espaços, os produtos de limpeza têm contato direto com a pele de quem faz a limpeza e podem entrar em contato com bebês e crianças por serem aplicados em lugares de convivência. Por isso, é importante saber como são feitos e de preferência optar pelas opções ecológicas.

- Publicidade -

A principal diferença entre produtos convencionais e ecológicos, é que os ecológicos são à base de ingredientes 100% vegetais, veganos, biodegradáveis e hipoalergênicos. Enquanto os convencionais podem conter ingredientes como amônia, derivados de petróleo, parabenos, formaldeídos, fragrâncias e corantes artificiais.

Algumas dessas substâncias são potenciais causadoras de alergia em adultos, crianças e animais, que somente um profissional de saúde qualificado, como um médico ou dermatologista, tem o conhecimento e a capacidade de diagnosticar de forma precisa.

produtos de limpeza
Foto: Kelly Sikkema | Unsplash

Esmirna Corrêa, moradora do bairro de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, que mudou de produtos convencionais para ecológicos, percebeu benefícios para a saúde da filha mais nova e de seus três gatos. “Todos aqui em casa foram beneficiados a partir do uso de produtos de limpeza ecológicos. Minha filha parou de ter crises alérgicas e irritações pelo corpo quando passei a usar o lava-roupas ecológico da positiv.a. Os meus três gatos não tiveram irritações e alergias, porque para limpar a casa substitui os produtos convencionais pelos sustentáveis”, diz.

A troca por produtos sustentáveis também refletiu no orçamento da família. “Consigo economizar mais, porque reduzi a frequência de compra de lava-roupas, por exemplo. Percebi que os produtos ecológicos duram mais que os produtos convencionais”, comenta.

- Publicidade -

Em relação aos valores, enquanto o lava-roupas líquido ecológico da positiv.a de 1 litro tem rendimento de até 10 lavagens e custa R$ 17,99, na compra recorrente, a opção de uma marca tradicional de 900 ml, custa R$ 17,90 na opção refil e tem rendimento de até 09 lavagens.

sabão em pó positiv.a
Foto: positiv.a

Tatiane Farias, moradora de Guarulhos, é cliente da marca ecológica há 8 anos e iniciou a transição para os produtos ecológicos em 2018, quando começou a desconfiar que o filho era uma criança dentro do espectro do autismo. “As causas do autismo ainda são questão de estudo. Eu tentei entender o que poderia afetar o nosso desenvolvimento neurológico, foi quando cheguei a alguns estudos sobre o uso de produtos convencionais. Nesse momento, decidi fazer a troca para os ecológicos. Na época, também li um relato de uma mãe que falava justamente sobre isso, ela optava por produtos naturais por não afetarem nossos neurotransmissores e não causarem alergias. Como também sempre fui uma pessoa bastante alérgica, acabou casando as necessidades”, complementa.

Comparando os valores, Tatiane chegou a conclusão de que com o ecológico economiza por não precisar de produtos complementares para a limpeza. “Se você calcular, o produto natural sai mais barato, porque hoje, por exemplo, usamos o lava-roupas líquido, o preço dele é praticamente o mesmo do supermercado ou ainda mais barato comparando com outras marcas, mas se a gente utiliza um produto que não necessita de outro para complementar a limpeza, como o amaciante, fica mais em conta. Se eu somar o custo do amaciante por lavagem, o convencional acaba saindo ainda mais caro”, ressalta.

- Publicidade -
limpa vidro produtos ecológicos
Foto: Divulgação | positiv.a

Segundo Marcella Zambardino, Diretora de Impacto e sócia fundadora da positiv.a, os preços dos produtos ecológicos eram a única barreira que distanciava os consumidores dos produtos de limpeza que evitam alergias e não fazem mal às pessoas, aos animais ou à natureza. “Uma vez que os preços dos produtos ecológicos são equivalentes ou menores que os convencionais, mesmo com os benefícios dos produtos ecológicos, rompemos essa barreira. Por isso, compramos uma fábrica e democratizamos o acesso aos nossos produtos. Cerca de 62% dos nossos produtos já têm preço igual ou menor que os convencionais”, explica Marcella.

Atualmente, a empresa produz 1,2 milhão de unidades ao ano, após a reforma da fábrica na qual a empresa está investindo, esse número deve aumentar. Desde a criação, a positiv.a já vendeu 1,5 milhão de unidades no e-commerce e 950 mil itens no varejo físico. A empresa estima aumentar sua participação de mercado e estar presente em 20% dos lares brasileiros até 2030.

produtos positiv.a
Foto: positiv.a