Inicio Vida Sustentável Manual grátis mostra os benefícios e ensina como fazer adubo orgânico em casa

Vida Sustentável

Manual grátis mostra os benefícios e ensina como fazer adubo orgânico em casa

Além de ser uma forma barata de adubação, a produção do húmus é simples e totalmente orgânica.

16 de novembro de 2016 • Atualizado às 16 : 38

Tudo pode ser produzido sem a presença de agrotóxicos. | Foto: iStock by Getty Images

Manual grátis mostra os benefícios e ensina como fazer adubo orgânico em casa
19.06K
0

Apesar de parecerem práticos e de existirem em diversas formas, os fertilizantes químicos não são as melhores opções para manter um cultivo saudável e eles ainda impedem que a produção resulte em alimentos 100% orgânicos. Conforme explica o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, em longo prazo, os adubos químicos podem desgastar e empobrecer o solo.

Uma forma milenar de renovar nos nutrientes absorvidos pelas plantas é a utilização de materiais já degradados no solo, ou seja, o reaproveitamento de lixos orgânicos disponíveis na natureza para a revitalização da terra. O húmus é uma dessas opções.

A função do húmus na agricultura orgânica

Além de ser uma forma barata de adubação, a produção do húmus é simples e totalmente orgânica, evitando que o cultivo sofra as consequências da fertilização sintética.

O húmus, que tem como matéria prima o esterco de minhoca, fornece ao solo hormônios vegetais não sintetizados, fazendo com que as plantas consigam de forma natural absorver nutrientes diferenciados e consigam crescer de maneira vigorosa e sem deficiência de nutrientes importantes como a tríplice NPK ou o Zinco.

Húmus vs Húmus de Minhoca

A principal diferença entre um e o outro é a presença das minhocas: o húmus comum dispensa o uso de minhocas.

Tanto o húmus comum como o húmus de minhoca são excelentes fertilizantes, pois, além de não causarem nenhum dano ao solo, são muito indicados para o reaproveitamento de matéria orgânica presente na propriedade, uma vez que os elementos presentes nos resíduos orgânicos são essenciais para uma boa germinação e para melhorar o nível de absorção da água no solo.

As vantagens de utilizar um minhocário

Para que a compostagem com minhocas seja realizada de forma segura e eficaz, é necessário a construção de um minhocário. Todo o processo de produção do húmus será feito através da mistura de minhocas com matéria prima, em seguida basta apenas reabastecer o lixo orgânico até que o composto esteja pronto.

Uma forma muito eficiente de fazer a minhocultura é utilizando minhocas californianas, pois elas, além de se alimentarem com aproximadamente o valor de seu peso todos os dias e de produzirem o adubo orgânico de forma rápida, também se reproduzem com maior frequência.

A criação de minhocas pode ser feita no mesmo local da plantação utilizando apenas os materiais orgânicos e os demais compostos vindos da propriedade.

Tendo um minhocário na propriedade, sempre haverá um local para depositar os lixos orgânicos, o produtor economizará com fertilizantes sintéticos e terá à disposição um adubo orgânico de altíssima qualidade.

Diferenciais do húmus de minhoca

Porosidade do Solo

O húmus de minhoca é importante principalmente para a porosidade do solo, pois o processo no qual a matéria orgânica passa no sistema digestivo da minhoca é o que faz com que o risco de erosão seja reduzido e que o solo tenha uma melhor absorção da água e dos nutrientes.

Nutrientes

Por possuir uma maior duração no solo, o húmus de minhoca também oferece uma quantidade alta e constante de nutrientes diversificados, além de garantir a proliferação de micróbios e bactérias essenciais para os processos enzimáticos da planta e do solo. Com essa nutrição as raízes crescem mais fortes e os metais pesados são aos poucos eliminados do solo.

Regula o pH

O húmus de minhoca ajuda a regular o pH da terra, pois seu próprio pH tende ao pH neutro. Esse equilíbrio do solo dispensa o uso de grandes quantidades de adubos, mesmo que orgânicos, e garante maior qualidade da agricultura como um todo.

Como produzir húmus

Evitar o uso de produtos químicos na agricultura não é difícil quando observamos as relações dos nossos ancestrais com a natureza. Tudo pode ser produzido sem a presença de agrotóxicos, adubos ou fertilizantes sintetizados, basta ter a informação certa.

A mudança muitas vezes é lenta e gradual, mas certamente fará diferenças em longo prazo e trará uma vida muito mais saudável e sustentável para os nossos filhos.

Apesar de ser extremamente rico, o húmus deve ser associado com outros adubos orgânicos para que a produção orgânica seja saudável, tenha uma produtividade alta, sem a necessidade de colocar em risco a saúde dos consumidores.

Clique aqui para baixar o manual completo, feito pelo especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, de como produzir húmus de minhoca em casa.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS

(19061)

logo
Fechar
Abrir
logo