secar ervas

Ter temperos fresquinhos para usar na hora das refeições é excelente, mas quem tem uma vida corrida encontra dificuldade em consumi-las totalmente antes que estrague. Uma alternativa é secar as ervas e armazená-las para prolongar a validade de suas propriedades, garantindo o sabor no prato sempre que necessário.

A secagem é o processo pelo qual se remove a umidade das plantas, podendo ser feito de forma natural ou artificial. Saiba como fazer os dois tipos de secagem abaixo:

Secagem artificial

Este método depende de equipamento e uma fonte de energia, onde é possível controlar a temperatura. Uma alternativa para fazer em casa é usando o micro-ondas: lave e seque bem a erva escolhida, espalhe em um papel-toalha e cubra com mais um papel-toalha.

orégano
Foto: Pixabay

Coloque no micro-ondas por 30 segundos em potência média. Vá desidratando aos poucos, a cada 30 segundos confira. Desta forma, você evita que as folhas fiquem tostadas.

Trata-se de um processo mais rápido, uma vez que as plantas passam pela corrente de ar aquecida. A desvantagem é que o calor pode eliminar parte do óleo essencial, no quesito sabor isso é um problema já que as ervas secas – mesmo concentrando os sabores – demoram mais tempo no cozimento para liberar o aroma e sabor no alimento em comparação às frescas.

Secagem natural

A secagem natural deve ser realizada em um ambiente ventilado e seco. De preferência à sombra, longe do ataque de insetos e protegido da poeira. Pode ser feita em cestos, bandejas teladas ou perfuradas, peneiras, cestos ou pendurando as ervas em “varais”.

ervas medicinais
Ervas Medicinais. Foto: iStock
  • Em bandejas, folhas, flores e ramos devem ser espalhados na superfície sem amontoar. Cada bandeja deve conter apenas uma espécie de planta. A vantagem da bandeja ser perfurada ou telada é propiciar maior circulação de ar e, desta forma, favorecer a secagem mais rápida.
  • Já a secagem em varais deve ser feita amarrando os ramos, em forma de buquês, em uma das extremidades e usando um barbante para pendurar.
  • Pendure ervas como sálvia, orégano e hortelã em pequenos cachos soltos.
  • Ao pendurar ervas em cachos, evite amarrá-las bem; isso pode reter umidade e causar mofo.
  • Ervas de caule mais grosso são melhor secas na horizontal.
  • Se você planeja armazenar suas ervas em cachos pendurados, cubra cada cacho com um saco de papel (primeiro fazendo alguns furos no saco) para protegê-lo da poeira.
  • Verifique suas ervas secas constantemente. Para ervas secando em peneiras ou em cestos, agite-as bem, misture e inspecione.
secar ervas
Foto: Allie Dearie | Unsplash

O ponto de secagem ideal é quando as ervas se esfarelam facilmente – sinalizando que estão completamente secas. Uma forma de acompanhar esse processo é pesando as folhas: enquanto o peso estiver diminuindo, as ervas ainda estarão perdendo água.

Armazenamento

secar ervas
Foto: Conscious Design | Unsplash

Após secas, as ervas devem ser guardadas em potes de vidro ou de madeira, bem fechados e armazenados em locais secos e ao abrigo da luz do sol. Elas não gostam nem de umidade nem de calor. Aliás, a dica de colocar no pote é válida também para as ervas já secas que compramos em saquinhos plásticos no mercado. Tais cuidados manterão as propriedades ativas por um período mais longo.

Com informações do site Hachette Book Group e Embrapa