Inicio Mobilidade Jaguar cria sensor que evita acidentes com ciclistas e pedestres

Mobilidade

Jaguar cria sensor que evita acidentes com ciclistas e pedestres

Apelidada de Bike Sense, a tecnologia utiliza cores, sons e toques para manter os condutores sempre alertas.

27 de janeiro de 2015 • Atualizado às 11 : 39

Jaguar cria sensor que evita acidentes com ciclistas e pedestres
1.37K
0

A Jaguar Land Rover mostrou que está disposta a ir além do luxo. A montadora britânica anunciou um sistema de segurança que avisa os motoristas sobre a presença de ciclistas e pedestres. Modelos semelhantes já foram usados pela Volvo e por outras concorrentes. Mas, os ingleses garantem mais praticidade e funcionalidade ao sistema.

Apelidada de Bike Sense, a tecnologia utiliza cores, sons e toques dentro do carro para manter os condutores sempre alertas aos potenciais perigos. O monitoramento inclui a identificação sobre a aproximação de ciclistas e pedestres, para evitar acidentes.

Para tornar mais rápida e efetiva a notificação ao condutor, o sistema conta com uma série de avisos. O primeiro deles é um som, semelhante ao da campainha de uma bicicleta, que soa pelo alto-falante mais próximo à localização do ciclista, informando sobre a aproximação. Assim, o motorista já sabe de qual lado ele aparecerá.


Foto: Divulgação

Conforme a bike chega mais perto do veículo, o sensor detecta se ela está ultrapassando o carro ou apenas passando por um dos lados. Assim, o carro dá o segundo aviso através de uma vibração no encosto de cabeça do banco do carro. O terceiro alerta vem em forma de cores. Os painéis, peitoris e para-brisas do carro vão mudando de cor conforme a aproximação da bicicleta.


Foto: Divulgação

Mas, o grande diferencial do sistema ainda está por vir. O Bike Sense é capaz de identificar problemas que, por vezes, estão além da visibilidade do motorista. De acordo com a Jaguar Land Rover, se um pedestre está atravessando a rua, mas não pode ser visto em consequência de um carro parado, por exemplo, o sensor detecta a presença e avisa o motorista. Caso o condutor ignore os avisos e continue a pressionar o acelerador, o pedal começará a vibrar com muita força, para incentivar a parada.


Foto: Divulgação

Por fim, a última função do Bike Sense é evitar que os veículos abram as portas quando ciclistas estão próximos às laterais do carro. Caso isso aconteça, as luzes das portas se acenderão e, se elas continuem a abrir, as maçanetas também acenderão e vibrarão, alertando para o perigo.


Foto: Divulgação

Redação CicloVivo

(1366)

logo
Fechar
Abrir
logo