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Viena lança posto de abastecimento de hidrogênio verde

A instalação terá capacidade para abastecer 60 ônibus diariamente

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Foto: Cidade de Viena

Considerado uma fonte de energia do futuro, o hidrogênio verde já faz parte do presente da população de Viena, capital da Áustria. A cidade acaba de inaugurar sua primeira usina capaz de simultaneamente produzir, armazenar e utilizar o hidrogênio verde.

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Em 2021, Viena já havia lançado um ônibus e uma estação de carregamento de hidrogênio. Entretanto, o modelo fornecia hidrogênio cinza, ou seja, produzido a partir da eletrólise com gás natural. Desta forma, embora fosse eficiente em carbono, não era neutro em carbono.

O foco agora é a produção de hidrogênio a partir da eletrólise da água por meio de fontes renováveis. No caso de Viena, a energia para obtenção de hidrogênio vem de parques eólicos, energia solar e usinas hidrelétricas, segundo a empresa Wien Energie – empresa municipal de energia e aquecimento.

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Foto: Wien Energie | FOTObyHOFER | Christian Hofer

A capacidade da nova planta é de 1.300 quilos diários de hidrogênio verde. A quantidade produzida diariamente pode ser utilizada para abastecer até 60 ônibus ou caminhões e, de fato, ao lado da usina foi instalado um posto de abastecimento para o transporte.

A Wiener Linien, um dos mais importantes operadores de transportes públicos da Áustria, assinou um contrato com a empresa portuguesa CaetanoBus para a entrega de 10 ônibus movidos a hidrogênio. O modelo H2.City Gold é equipado com células de combustível de 2ª geração da Toyota, com uma potência nominal de 70 kW.

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Os primeiros ônibus vão circular na Linha 39A, uma das principais rotas da cidade de Viena. “Devido aos desníveis, às curtas distâncias de paragem e ao elevado volume de passageiros, esta é uma das linhas mais exigentes da cidade, razão pela qual os ônibus a hidrogênio são particularmente adequados para esta rota”, afirma Gudrun Senk, diretora-gerente da área técnica da Wiener Linien.

Possibilidades do hidrogênio verde

Há um grande potencial no uso do hidrogênio verde como substituto dos combustíveis fósseis no setor de transportes coletivos, mas não é o único. Ele pode ser utilizado “como matéria-prima para produtos em outros setores como na indústria de aço e metais e a farmacêutica, como fonte de energia quando combinado as células a combustível, o que irá influenciar diretamente na redução de emissões de gases de efeito estufa se produzido a partir de fontes renováveis”, explica a WWF Brasil.

Na capital da Áustria, algumas empresas privadas de logística já estão abastecendo com hidrogênio verde, incluindo a IKEA Áustria. Além disso, a Wien Energie adicionou hidrogênio ao gás natural na central elétrica de Donaustadt (distrito de Viena) como parte de um teste operacional. O potencial desta área de aplicação é grande: apenas adicionando 15% de hidrogênio, 33 mil toneladas de CO2 poderiam ser poupadas todos os anos.

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