Inicio Tecnologia Escola economiza dia e noite com bateria que armazena energia solar

Tecnologia

Escola economiza dia e noite com bateria que armazena energia solar

Bateria comercial da Tesla pode gerar economia de até 50%.

28 de agosto de 2017 • Atualizado às 12 : 10

Foto: GEM Energy Australia

Escola economiza dia e noite com bateria que armazena energia solar
1.92K
0

Há dois anos, a Tesla lançou uma bateria de armazenamento de energia solar para uso doméstico. Na época, também foi apresentada a Powerpack, modelo de bateria voltado para empresas. O produto foi desenvolvido para locais em que a demanda elétrica é maior e é por isso que foi instalado em The Cathedral College em Rockhampton, uma escola católica localizada no estado de Queensland, na Austrália.

Dos 1165 alunos matriculados, 180 residem no local, segundo informa o site da instituição. Desta forma, há uma demanda energética grande mesmo no período noturno. Com um único Powerpack e um inversor, o colégio consegue armazenar parte da energia solar que gera durante o dia para aproveitá-la depois.

A energia armazenada é proveniente de um sistema de 100 quilowatts instalado nos telhados da escola. Por causa da bateria, os alunos podem usar energia renovável durante o dia e, por até cinco horas, à noite.

escola-australia-ciclovivo2

Foto: GEM Energy Australia

Para a escola, o sistema vai fornecer uma economia de energia de 40 a 50% ao longo de um ano. A estimativa da empresa GEM Energy Australia, que instalou o sistema solar, é que a escola tenha um retorno no investimento (que foi de 285 mil dólares) dentro de seis a sete anos.

Redação CicloVivo

(1923)

logo
Fechar
Abrir
logo