Salada de quinua, couve de Bruxelas e maçã

Tem aquele ar de comida que traz conforto, feita por mãe ou avó.

As surpresas do mercado aqui pertinho de casa trazem algumas lembranças tão boas. Há poucos dias encontrei uma bandeja de lindas couves de bruxelas. Não é algo que se cultive aqui por perto, com certeza. Mas não resisti. Em primeiro lugar porque estavam tão frescas e verdinhas. E em segundo lugar, porque o preço era tão convidativo…Me lembrou de pratos que minha mãe costumava fazer!

Quando cheguei em casa, procurei receitas com as couves de bruxelas e encontrei esta com ares de inverno. Tá certo que não se parece nada com o clima aqui de São Luís, mas vai agradar quem mora no restante do país e está tendo dias bem frios. Tem aquele ar de comida que traz conforto, feita por mãe ou avó. Eu comi a minha em temperatura ambiente.

Sobre a receita: couve de bruxelas assada com maçã em tiras, cebola roxa e raminhos de tomilho (usei fresco da minha horta na varanda). Depois de pronto, é só polvilhar raspas de limão siciliano e nozes tostadas e picadas. Conseguiu imaginar a combinação de sabores? Então é só ir atrás dos ingredientes e ligar o forno! A salada pode ser consumida quente, assim que ficar pronta, ou ser guardada na geladeira e ser servida fria.

Salada de quinua, couve de Bruxelas e maçã

Uma salada com jeitinho e cores de inverno

Ingredientes

1 bandeja pequena de couves de bruxelas, cortadas ao meio

1 maçã sem sementes, cortada em tiras grossas

1 cebola roxa, picada em tiras

Ramos de tomilho fresco

2 a 3 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino

1 xícara de grãos de quinua

Suco e raspas de 1 limão siciliano

Nozes tostadas e grosseiramente picadas

Modo de fazer

Preaqueça o forno (200°C). Junte em uma tigela as couves de bruxelas com as maçãs e a cebola roxa. Tempere com o tomilho, sal e pimenta do reino e regue com azeite.

Misture bem e transfira para uma assadeira antiaderente. Leve ao forno e asse por 30-35 minutos ou até que esteja ligeiramente dourado. Mexa na metade do tempo, para não queimar.

Enquanto isso, enxague a quinua em água corrente, dentro de uma peneira. Cozinhe em 2 xícaras de água com 1 pitada de sal, até que a água seque e a quinua ficar macia. Retire do fogo e espere esfriar.

Coloque em uma tigela grande a quinua junto com a couve de bruxelas assada com a cebola roxa e a maçã.

Acrescente as raspas de limão e as nozes picadas. Tempere tudo com suco de limão, azeite, sal e pimenta do reino. Misture com cuidado e sirva em seguida ou guarde na geladeira.