- Publicidade -

Elevação da temperatura dos oceanos afeta corais nas Filipinas

Os recifes de corais sofrem com o aquecimento das águas e seus efeitos ficam cada vez mais evidentes. No Oceano Índico e Sudeste Asiático, fenômenos como El Niño ocasionou a morte em massa de recifes de coral devido ao aumento da temperatura.

Os recifes de corais sofrem com o aquecimento das águas e seus efeitos ficam cada vez mais evidentes.

- Publicidade -

No Oceano Índico e Sudeste Asiático, fenômenos como El Niño ocasionou a morte em massa de recifes de coral devido ao aumento da temperatura das águas. Nas Filipinas, cerca de 95% dos corais sofreram branqueamento e em locais próximos a mortandade em massa também foi observada.

Os corais são compostos por minúsculos animais, os pólipos. Os ecossistemas formados por eles servem de apoio para cerca de 25% das espécies marinhas.

Existem 845 espécies conhecidas de corais que compõe os recifes, destas, 231 estão ameaçadas mais do que qualquer outro grupo de animais terrestres (exceto os anfíbios) segundo a Endangered Species International(ESI).

Segundo Fidenci, presidente da ESI, a catástrofe ambiental será considerada como o maior evento de branqueamento já registrado no local.

- Publicidade -

Se as temperaturas se mantiverem altas por muito tempo, a taxa de mortalidade pode ser significativa, porém se a diferença de temperatura não for muito expressiva e o grau de distúrbio humano como a sobrepesca e a poluição não forem alarmantes, os corais podem se recuperar.

As consequencias sobre este fenômeno em larga escala ainda é incerta, mas sabe-se que a diversidade e as populações de peixes serão afetas trazendo impactos ecológicos e sociais pelo modo de vida de pequenos pescadores bem como nas atividades turísticas.

Na Indonésia foi divulgado em agosto pela ONG Wildlife Conservation Society um alerta que mais de 60% dos corais da província de Aceh no norte da Ilha de Sumatra haviam sofrido branqueamento.

- Publicidade -

De acordo com os dados do Coral Hotspots da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), a temperatura ao longo de todo o Mar de Andaman incluindo Sri Lanka, Tailandia e Malásia, chegou a 34ºC, um aumento de 4ºC em relação às médias de longo prazo.

Com informações do Carbono Brasil