Inicio Vida Sustentável Conheça 5 benefícios do mel

Vida Sustentável

Conheça 5 benefícios do mel

Além de ser um alimento nutritivo, o mel ainda possui propriedades que o tornam boa opção na área de estética e saúde.

17 de junho de 2014 • Atualizado às 11 : 32

Conheça 5 benefícios do mel
5.60K
0

Além de ser um alimento nutritivo, o mel ainda possui propriedades que o tornam boa opção na área de estética e saúde. O CicloVivo separou uma lista com cinco benefícios proporcionados por este alimento natural.

1. Substitui o açúcar industrializado

O mel é uma opção muito mais saudável e saborosa do que o açúcar refinado. Mesmo assim, algumas recomendações precisam ser feitas. Mesmo sendo um alimento natural, ele é altamente calórico. Isso significa que o mel é uma ótima fonte de energia, mas que deve ser evitada por pessoas com restrição a açúcares, como os portadores de diabetes, por exemplo.

2. Aliado intestinal

Por possuir carboidratos não digeríveis, o mel ajuda a controlar a manter a manutenção da flora intestinal. Além disso, existem indicações de que o mel ajuda a proteger o organismo de bactérias que causam diarreias e infecções urinárias.

3. Mantém a juventude

O mel possui uma série de substâncias com nomes estranhos e propriedades antioxidantes. Ácido glucônico, ácidos fenólicos, flavonoides, glicose oxidase são só alguns dos exemplos de itens presentes neste alimento e que ajudam a evitar o envelhecimento celular. Eles também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o Alzheimer.

4. Deixa a pele bonita e saudável

As propriedades antioxidantes são responsáveis pela missão de deixar a pele mais bonita. Por isso, usar o mel como alimento ou incluí-lo em tratamentos de beleza pode reduzir manchas na pele e até mesmo auxiliar a cicatrização.

5. Alivia a tosse e combate doenças pulmonares

O mel tem a capacidade de proteger as mucosas da garganta a aliviar as irritações. Melhor que isso é a sua capacidade antibacteriana, que pode combater infecções respiratórias, como a sinusite e a pneumonia. Ele não cura totalmente essas doenças, mas alivia boa parte dos sintomas. Os efeitos benéficos podem ser ainda mais elevados quando o mel é misturado ao limão, abacaxi ou canela.

Redação CicloVivo

(5601)

logo
Fechar
Abrir
logo