Inicio Vida Sustentável Ciclistas na Flórida estão transformando gramados em fazendas orgânicas

Vida Sustentável

Ciclistas na Flórida estão transformando gramados em fazendas orgânicas

Baseada no conceito de agricultura urbana, a ideia é construir sistemas agrícolas dentro dos bairros.

18 de maio de 2017 • Atualizado às 17 : 28

Aos poucos, os tapetes de gramado estão dando lugar aos vegetais. | Foto: Fleet Farming/Divulgação

Ciclistas na Flórida estão transformando gramados em fazendas orgânicas
781
0

Um grupo de agricultores amadores estão lentamente transformando os gramados da cidade em jardins comestíveis em Orlando, cidade da Flórida (EUA). A ideia é aproveitar a imensa quantidade de áreas verdes que os moradores culturalmente já cuidam para uma finalidade mais nobre: cultivar alimentos.

O projeto funciona da seguinte maneira. Quem quiser doar seu gramado deve mostrar que a terra está livre de pesticidas, pelo menos pelos dois últimos anos. Depois é sugerida uma contribuição de quinhentos dólares para cobrir as despesas do trabalho – valor que não é obrigatório e pode ser pago em prestações. A organização então vai até o local e coloca a mão na massa. Tudo é feito com base na agricultura orgânica e quando chega o momento da colheita, uma parte do produto vai direto para o proprietário da terra e o restante é vendido para os mercados e restaurantes locais. E o transporte dos produtos é feito de bicicleta, para que não haja emissão de poluentes.

Batizado de Fleet Farming, o projeto já conseguiu transformar 21 gramados de Orlando em hortas de alimento e está se estendendo para outras cidades como Jacksonville e ainda para o estado da Califórnia.

Baseada no conceito de agricultura urbana, a ideia é construir sistemas agrícola “dentro dos bairros, usando bicicletas e, ao mesmo tempo, capacitando a comunidade a ajudar a construir, manter, processar e vender os produtos aos restaurantes locais”. Os desenvolvedores do projeto alegam que é totalmente insustentável as cidades continuarem a transportar alimentos de tão longe. Além do desperdício que resulta desse processo, não se pode deixar de lado o fato de que cerca de um terço das emissões globais são provenientes da agricultura.

E assim, aos poucos, os tapetes de gramado estão dando lugar aos vegetais. Couve, repolho, rabanete, batata, espinafre e abóboras são alguns dos alimentos que podem ser encontrados nas residências da Flórida.

horta-eua-ciclovivo2 horta-eua-ciclovivo3 horta-eua-ciclovivo4 horta-eua-ciclovivo5 horta-eua-ciclovivo6

Fotos: Fleet Farming/Divulgação

Redação CicloVivo

(781)

logo
Fechar
Abrir
logo