Inicio Vida Sustentável Aprenda a fazer uma armadilha para matar os mosquitos da dengue

Vida Sustentável

Aprenda a fazer uma armadilha para matar os mosquitos da dengue

Para combater a dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos, é necessário estar sempre atento.

4 de dezembro de 2015 • Atualizado às 10 : 15
Aprenda a fazer uma armadilha para matar os mosquitos da dengue

Foto: iStock by Getty Images

96.60K
0

Muitas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Com hábitos diurnos, o inseto se desenvolve em água parada. Ele se diferencia dos outros pernilongos, pela sua cor escura, beirando o preto, marcada por listras brancas. Além disso, essa espécie é menor que um pernilongo.

Para evitar que estes mosquitos se desenvolvam, não deixe acumular água em vasos de plantas e xaxins ou então substitua a água do vaso por areia grossa umedecida. Evite plantas que acumulem água como bambus, bromélias, espadas-de-São-Jorge, entre outras. Deixe garrafas e frascos de ponta cabeça e guarde-os preferencialmente em lugares cobertos, bem como os pneus velhos. Mantenha sempre as caixas d’água, poços e latões bem fechados; e piscinas, calhas e lajes sempre limpas.

Para ajudar na luta contra destes mosquitos, a primeira ideia que se tem é a prevenção. Seguindo as dicas acima é possível evitar a dengue. Outra maneira de ficar ainda mais protegido é utilizar armadilhas, que podem ser feitas em casa e servem tanto para o mosquito da dengue, quanto para outras espécies. O CicloVivo, seguindo a sugestão do professor de microbiologia da UFRJ, Maulori Cabral, dá a dica de como montar uma.

Material:

– Tesoura; Fita isolante; Lixa de madeira; Microtule;
– 1 garrafa plástica de 2 litros; Lacre da própria garrafa;
– Grão cru e Água

Método:

Corte a garrafa plástica ao meio e separe as partes. Pegue a parte superior da garrafa (funil) e lixe-o na parte interna para tornar a superfície áspera. Corte um pedaço do microtule e “tampe” a boca da garrafa com o tecido. Este tecido servirá para prender as larvas que estiverem dentro da armadilha. Para fixar o microtule use o próprio lacre da garrafa.

Coloque comida dentro do copo; que pode ser qualquer grão cru triturado como arroz, alpiste, entre outros; a quantidade são três ou quatro grãos. Encaixe o funil com o bico para baixo dentro do copo, formado pela outra metade da garrafa e coloque água até a metade da altura do cone. Feito isso, vede as duas partes com fita isolante e sua armadilha estará pronta. Coloque-a em local sombreado.

É necessário verificar a água diariamente, mantendo a armadilha sempre com o mesmo nível de água. Caso apareçam larvas, é preciso atentar se elas são do do Aedes aegypti para saber isso, jogue um foco de luz intensa na direção das larvas, caso elas fujam são mesmo do mosquito da dengue.

Redação CicloVivo

(96595)

logo
Fechar
Abrir
logo