- Publicidade -

Onça-Pintada domesticada é resgatada, tratada e devolvida à natureza

O animal recebeu os cuidados da ONG Mata Ciliar e pôde regressar à natureza depois de quatro meses de tratamento.

Felipe, uma onça pintada capturada pelo IBAMA-PA em uma área de garimpo em Itaituba, no Pará, foi recolocada em seu habitat natural na semana passada. O animal recebeu os cuidados da ONG Mata Ciliar e pôde regressar à natureza depois de quatro meses de tratamento.

- Publicidade -

O macho de onça-pintada, de um ano e cinco meses, foi criado desde filhote por uma família, como um animal de estimação. Após um vídeo ser veiculado na internet, a equipe do IBAMA-PA recebeu uma denúncia e foi até o local, onde encontrou Felipe com uma coleira no pescoço.

Depois de uma viagem de mais de três mil quilômetros, Felipe chegou à Mata Ciliar, onde permaneceu sob observação e passou por uma avaliação clínica minuciosa. Posteriormente, Felipe foi transferido para um recinto de pré-soltura com mais de três mil metros quadrados, localizado em meio a uma área de vegetação natural. O animal foi estimulado para acentuar seus instintos e desenvolver comportamentos naturais, além de exercitar sua musculatura. Nesse período, estratégias foram adotadas para oferecer o alimento sem que Felipe tivesse contato humano, isso para que ele não associasse a presença humana com a oferta de alimento. Técnicos acompanharam seu comportamento através de câmeras de monitoramento.

Após exames constatou-se que a saúde e alimentação estavam em dia, assim realizou-se a biometria da onça e ela recebeu alta para retornar à natureza. Com a ajuda do IBAMA-PA, IBAMA-DF e o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Felipe foi solto em um local inóspito em meio à mata, local de onde nunca deveria ter saído.

Além da ajuda dos órgãos governamentais, a ONG Mata Ciliar conta com o apoio de empresas privadas, entre elas a Vetnil, que atua na área de pesquisa e desenvolvimento em saúde e nutrição de equinos.

- Publicidade -

 

 

- Publicidade -