Inicio Vida Sustentável 7 dicas que te ajudarão a reclamar menos e viver melhor

Vida Sustentável

7 dicas que te ajudarão a reclamar menos e viver melhor

Reclamar é uma reação muito comum e, muitas vezes, até inconsciente. Mas, o hábito de reclamar não é saudável.

12 de julho de 2016 • Atualizado às 12 : 40
7 dicas que te ajudarão a reclamar menos e viver melhor

A reclamação, expressada em sentimentos de dor, insatisfação ou ressentimentos é apenas uma responsa natural e negativa do nosso corpo. | Foto: iStock by Getty Images

6.68K
0

Reclamar é uma reação muito comum e, muitas vezes, até inconsciente. No entanto, o hábito de reclamar raramente é útil ou saudável. Para o autor norte-americano Joshua Becker, que escreveu livros de sucesso como o “Simplifique”, a reclamação, expressada em sentimentos de dor, insatisfação ou ressentimentos é apenas uma responsa natural e negativa do nosso corpo e que não agrega em nada à nossa saúde.

Becker dá sete dicas de como evitar o hábito de reclamar. Veja abaixo quais são elas:

  1. Esteja aberto às mudanças: Muitas vezes nós reclamamos porque nunca consideramos uma alternativa diferente. Talvez nunca tenhamos pensado que podem existir opções melhores e que são apenas diferentes do que estamos acostumados.
  2. Lembre-se de que o mundo não é perfeito: A vida nem sempre será como nós gostaríamos que fosse. Haverá problemas, julgamentos, dor. O desconforto não deve nos surpreender, afinal, não somos os únicos a passar por momentos difíceis. Portanto, quando antes aceitarmos esse fato, melhor vamos conviver com ele.
  3. Entenda a diferença entre a crítica construtiva e uma reclamação: Há momentos totalmente apropriados para chamar a atenção sobre um erro. No entanto, essa prática nunca deve ser feita de maneira desencorajadora. Veja se a situação pode ser resolvida e foco na resolução do problema. As queixas não colaboram para o diálogo e nem para a solução.
  4. Tenha consciência de quem está ao seu redor: Você está falando com alguém que pode ajudar a resolver o problema ou que tem interesse em chegar a uma solução? Se a resposta é sim, então, use suas palavras com o objetivo de resolver problemas. Deixe claro quais são as suas intenções, mesmo quando for apenas desabafar, assim, quem está te ouvindo estará consciente disse e poderá lhe ajudar a parar de reclamar.
  5. Evite começar conversas com queixas: É muito comum começar um diálogo já reclamando, mesmo que de forma inconsciente. Tente espalhar elogios e coisas boas no lugar das queixas.
  6. Observe seus hábitos: Em qual momento do seu dia você costuma reclamar mais? E em quais situações? Monitore os seus hábitos e evite ocasiões que tendem a te deixar mais vulnerável às reclamações.
  7. Experimente pequenas metas: É muito mais difícil mudar de hábitos quanto tentamos não repeti-lo nunca mais. Mas, se você começar com metas curtas, como tentar não reclamar por um dia e ir aumentando gradativamente, tudo fica mais fácil.

Redação CicloVivo

(6677)

logo
Fechar
Abrir
logo