O ano de 2017 pode não ter sido brilhante para o Brasil e o mundo, mas não será por essa razão que o natal perderá o seu encanto. Para quem deseja criar uma decoração  especial para a ceia, aconchegante e intimista, mas sem gastar uma fortuna, vale a pena conhecer as dicas da Cena e Cenário.

Especializada em transformar as ideias de seus clientes em cenários sofisticados e inspiradores, a empresa, comandada pela cenógrafa Anna Miranda, propõe uma decoração natalina baseada no processo upcycling. A técnica tem por principio a ressignificação de materiais que não tinham mais valor, em um novo contexto, com um novo uso, mas mantendo suas características. Ou seja, é a evolução da reciclagem, levando sempre em conta a sustentabilidade em seu sentido mais literal – econômico, ambiental e social.

O upcyclings, segundo a cenógrafa, pode ser ricamente explorado junto a uma das tendências em alta no mundo da moda e dos eventos e casamentos: o novo Boho Chic.  “A tendência, que já é bem conhecida no Brasil, agora está mais sofisticada e romântica. Passando longe da ostentação, ela assume um ar rústico e requintado, mas que pode ser conquistado com elementos naturais acessíveis, fáceis de serem encontrados no mercado”, explica a cenógrafa. A seguir confira as dicas de Anna Miranda para aproveitar materiais rústicos e reciclados na decoração de natal:

Privilegie a natureza

Beautiful table full of cheese and meats in garden at dusk
Foto: iStock by GettyImages

O estilo rústico combina com o ar livre. Pense em montar uma ceia de natal no quintal, se tiver um espaço com jardim. Ou traga os canteiros de flores e as plantas para dentro de casa. Se não for possível, faça uso de galhos e folhagens para montar o centro da mesa e alguns cantinhos charmosos.

Cores neutras e terrosas

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

Troque o tradicional vermelho pelo branco, palha ou tons terrosos, como marrom, terracota, caramelo e bege. Eles são capazes de valorizar a atmosfera do campo e deixam qualquer composição mais rústica e natural, harmonizando muito bem com as folhagens verdes.

Use madeira

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

A madeira é o elemento de destaque das decorações rústicas, principalmente quando tem um aspecto inacabado e robusto. O elemento pode aparecer tanto nos móveis antigos, principalmente mesas e aparadores, ou até mesmo em adornos esculpidos na própria madeira.

Reaproveite: juta, palha e cortiça

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

Baratos e fáceis de serem encontrados é possível criar belos arranjos usando juta, palha e madeira. Para deixar a inspiração aflorar, busque no Youtube tutoriais que ensinam como fazer peças natalinas que podem ser feitas em casa com esses materiais.

Ferro e cobre

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

Utilize elementos de ferro velho que você pode ter em casa ou adquira em algum ferro velho peças antigas, como partes de carroças, rodas, e tudo o que a criatividade permitir. O cobre também está super em alta e pode ser usado nos vasos, castiçais ou objetos.

Use flores

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

Descubra a beleza da simplicidade das flores mais elementares, como das margaridas, girassóis, das gérberas e dos crisântemos. Na hora de montar os arranjos, combine cores diferentes no mesmo arranjo.

Lanternas e velas

Foto: iStock by GettyImages
Foto: iStock by GettyImages

Para deixar o clima mais aconchegante, nada melhor do que usar velas e lanternas para criar uma iluminação indireta. Para ganhar um toque de rusticidade, as velas podem ser decoradas com cascos de árvore ou canela em pau.