Um suíço apaixonado por bicicletas desenvolveu o protótipo de um modelo especial do veículo adaptado para climas variados. À primeira vista, o que parece um mini carro revela ser na verdade uma bicicleta com um invólucro para proteção contra vento, chuva e até neve. O design também difere do carro pela largura e comprimento estreitos, apesar de ter quatro rodas.

De acordo com Mikael Kjellman, engenheiro criador do PodRide, a ideia veio de seu desejo de andar de bicicleta no frio da Suécia e da necessidade de um veículo que o protegesse do clima. Até chegar à versão atual da “bicicleta-carro”, Mikael utilizou peças de outras bicicletas e veículos para testar o que funcionava melhor. Desde então, ele já utilizou o protótipo. “Dirigi o PodRide para o trabalho todos os dias por um ano e está provado que é um mini veículo muito prático e confortável”, disse.

Especificações da bike

De acordo com a página do protótipo, o PodRide é equipado para ser um “veículo do dia a dia”. As rodas são estreitas o suficiente para circular em ciclovias, mas com estabilidade para fazer curvas. Ele possui um banco macio e com apoio para as costas na mesma posição e altura de um veículo pequeno, o que facilita a visibilidade no trânsito. O veículo, que mede 1,80 metros e pesa 70kg, tem também um corpo de proteção externa para manter o interior seco e aquecido, conforme a necessidade do clima. Há um para-brisa com limpador.

A “bicicleta-carro” foi desenvolvida com um pequeno porta-malas para transportar compras e mochilas, amortecimento com suspensão de ar e rodas especiais para inverno. O design também permite a acoplagem de um reboque de bicicleta para transportar outras pessoas.

Leia a matéria completa sobre o PodRide aqui.

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.