Se no Brasil é comum as pessoas dizerem que o ano começa somente após o carnaval, chegou a hora de colocar em prática as metas de ano novo. Já se passou um mês e meio desde o primeiro dia do ano e muitas pessoas ainda estão perdidas em suas dietas e promessas para o início de uma atividade física.

Ter uma vida mais saudável, seja por questão de saúde ou por estética, é um desejo bastante comum e que traz benefícios às pessoas que o praticam e ao meio ambiente. Ter cuidado com a alimentação é uma escolha totalmente sustentável. Por isso, o CicloVivo separou algumas dicas de alimentos, que podem ser incluídos na dieta sem grandes esforços, e novos hábitos, indicados para quem deseja deixar o sedentarismo de lado.

Logo após os exageros do carnaval, o primeiro passo é aproveitar o resto da semana para desintoxicar o organismo. Existem dietas específicas que ajudam a eliminar as toxinas, mas também existem alimentos que podem ser consumidos aleatoriamente para ajudar neste processo. O limão e o gengibre são práticos, surtem grandes efeitos e podem ser misturados, para elevar ainda mais seu potencial.

Além disso, opte por frutas, verduras e legumes, principalmente orgânicos. Outra sugestão prática é a ingestão do chá verde. Deixe as bebidas alcoólicas de lado e aproveite esta opção natural que, além de ajudar a eliminar as toxinas pela urina e pelo suor, também acelera o metabolismo.

Para quem deseja iniciar uma dieta mais saudável, é imprescindível deixar os fast-food de lado. Além de ter poucos nutrientes, a maior parte destes alimentos possui muita gordura, sódio, entre outros elementos que não agregam vitaminas ao organismo. Valorize a comida caseira e reduza a quantidade de frituras e carnes gordas.

Para começar a atividade física, pegue leve. Caminhadas, pedaladas ou natação são boas opções para começar a se movimentar. Não é necessário forçar muito o corpo no início. Comece com 30 minutos de atividade física diária. O resultado dessas mudanças aparece muito rápido, principalmente na disposição e bem-estar.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.