alimentos bons para pele
Foto: Louis Hansel | Unsplash
- Publicidade -

Os alimentos naturais são conhecidos popularmente por trazer mais saúde e bem-estar. Comer mais frutas e legumes ajuda inclusive a manter o bom humor. Mas, além de todos os benefícios para a saúde, alguns alimentos naturais são especialmente importantes para a nossa pele.

Frutas e legumes ricos em complexos de nutrientes e minerais agem na hidratação, rejuvenescimento e nutrição das camadas da pele, imprimindo uma aparência mais jovem e sadia.

É claro que os alimentos naturais não são mágicos e não vão apagar as marcas do tempo, como rugas e linhas de expressão, mas a alimentação saudável pode evitar e retardar o aparecimento dessas marcas, além de contribuir com a manutenção da saúde e do sistema imune – uma imensa coleção de vantagens.

- Publicidade -

Confira os alimentos que ajudam a cuidar da pele!

Abacate

abacate
Foto: iStock

O abacate é uma fruta rica em ômega-3, também encontrado nos peixes de águas frias, como o salmão. Esse nutriente tão importante é responsável pela regulação cardiovascular e pela saúde geral dos olhos. Para além dos benefícios vasculares, no entanto, os abacates também possuem ácidos graxos, que combatem as inflamações e mantêm o sistema imunológico funcionando de maneira correta e eficiente.

Mas, atenção: um cuidado que deve ser tomado ao incluir a fruta na dieta é de não fazer a famosa “vitamina de abacate” repleta de açúcar e leite, pois essa combinação, além de ser extremamente calórica, inibe que os nutrientes do abacate ajam da forma correta no nosso corpo.

Confira: Aprenda a plantar abacate orgânico a partir do caroço

Cenoura

cenoura
Foto: iStock

As cenouras possuem uma gama de benefícios, mas a principal característica – e também a mais conhecida – é de que são ricas em betacaroteno, que auxilia na eliminação de metais pesados do corpo. Outras vantagens é que elas regulam a produção de anticorpos, combatem radicais livres e aceleram a regeneração das camadas da pele, dando uma aparência mais suave e firme.

Vale destacar que as cenouras também são ricas em vitamina A, que é essencial para a elasticidade e regeneração das células da pele. E a principal maneira de obter esses nutrientes da cenoura é na ingestão do vegetal cru.

Confira: Aprenda a plantar cenoura orgânica em sua horta

Alho

alho
Foto: Pixabay

Além de um tempero indispensável em toda cozinha, o alho – quando consumido cru – é rico em uma série de nutrientes – entre eles, os sulfatos alílicos, que dão ao alimento fama de anti-inflamatório.

E tem mais uma dica super importante: quando aplicado diretamente na pele, o alho também pode ajudar a combater a acne e as manchas.

Confira: Como plantar alho em vasos?

Gengibre

gengibre
Foto: Pixabay

Muito conhecido por ajudar na digestão, o gengibre também possui outras funções importantes para a saúde. Entre elas, está o fato de ser um alimento termogênico, ou seja, ele acelera o metabolismo, fazendo com que todas as funções sejam executadas de maneira mais ágil.

Uma outra característica do gengibre é que ele pode aliviar cicatrizes, pelo fato de ter um grande potencial de antioxidantes e tonificantes. Isso é válido para cicatrizes hipopigmentadas, aquelas que são mais claras que o tom da pele.

No entanto, antes de tomar a decisão de incluir o gengibre como um alimento diário, é sempre recomendável se consultar com um profissional formado em uma boa faculdade de nutrição, em conjunto com um dermatologista, para avaliar a necessidade dessa inclusão.

Confira: Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso

alimentos pele
Foto: Fleur Kaan | Unsplash

LEIA MAIS:

- Publicidade -