gengibre
Foto: Homesteading
- Publicidade -

Por Casa.com.br | O gengibre é uma erva tropical picante usada para adicionar um sabor inconfundível a uma variedade de pratos, doces e salgados. Um super alimento poderoso, o gengibre contém propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antioxidantes.

Muitas pessoas valorizam o gengibre por sua comprovada capacidade de ajudar com resfriados, dores musculares e náuseas. A raiz ainda é conhecida por facilitar a digestão, entre outros benefícios.

Esta planta de clima quente – originária das ilhas de Java, na Índia, e da China – cresce o ano todo em lugares quentes, mas os jardineiros de clima mais fresco podem cultivar gengibre em vasos e colher as raízes picantes durante todo o ano. A primavera é a estação ideal para começar a plantar!

- Publicidade -

Passo a passo para cultivar

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso
Foto: Pixabay

1. Consiga um gengibre

Se você ainda não tem acesso a uma planta de gengibre, pode comprar um pedaço no mercado ou feira do tamanho do seu polegar ou um pouco mais. Procure raízes firmes e de cor clara com pequenos botões protuberantes nas pontas. Se você encontrar um gengibre orgânico é melhor, pois a variedade que possui produtos químicos pode ter dificuldade de germinar.

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso
Foto: Sentot Setyasiswanto | Unsplash

2. Prepare o vaso

Pegue um vaso grande e fundo, com orifício de drenagem no fundo. Lembre-se de que o pedaço de gengibre que você plantar pode crescer e se tornar uma planta de 90 cm quando adulta. Preencha o vaso até a metade com substrato solto, rico e bem drenado.

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso
Foto: Gardening Know How

3. Plante

Mergulhe seu gengibre em uma tigela de água morna por várias horas ou durante a noite. Em seguida, plante a raiz do gengibre com o botão apontando para cima e cubra a raiz com 2,5 a 5 cm de solo. Regue levemente. Seja paciente, pois o cultivo de gengibre em vaso leva tempo. Você deve ver brotos emergindo da raiz em duas ou três semanas.

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso
Foto: Homesteading

3. Cuide bem do cultivo

Coloque seu vaso em um ambiente quente, onde ele fique exposto à luz solar indireta. Se estiver ao ar livre, coloque o gengibre em um local que recebe o Sol da manhã, mas permanece à sombra durante as tardes quentes. Se a temperatura cair para menos de 10°C, traga seu vaso para dentro de casa ou para um local mais quente.

Regue o necessário para manter a terra úmida, mas não a ponto de ficar encharcado. Fertilize o gengibre a cada seis a oito semanas, dando preferência para os adubos orgânicos.

4. Colha

Colha o gengibre quando as folhas começarem a amarelar – geralmente cerca de oito a dez meses.

Aprenda a plantar e cultivar gengibre em vaso
Foto: Gardening Know How

LEIA MAIS:

- Publicidade -