- Publicidade -
aulas de yoga de graça
Foto: Sofie Zbořilová | Pixabay

Um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA) mostrou que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse, um mal que afeta, em diferentes níveis, cerca de 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). As consequências desta condição afetam nossa saúde física e mental e o estresse está relacionado a uma série de doenças.

- Publicidade -

Mais do que tratar os efeitos no nosso corpo, é preciso encontrar soluções para o estresse e um caminho pode ser buscar terapias consideradas alternativas, mas que trazem bons resultados, sem o uso de remédios.

Também conhecidas como terapias complementares ou integrativas, as terapias alternativas têm o poder de melhorar a qualidade de vida de forma natural e definitiva, eliminando o estresse e as doenças relacionadas a ele.

“O estresse é uma resposta do nosso corpo a estímulos de fora que não condizem com nosso estado natural. É como um alerta de que precisamos reagir, fugir, que libera uma mistura de hormônios e substâncias químicas que preparam o corpo para uma ação. Ele não é necessariamente algo ruim, mas quando está em excesso no nosso corpo pode levar a condições físicas e psíquicas que influenciam o sistema imunológico, nervoso e cardiovascular”, conta a massoterapeuta e instrutora de yoga da bnyou.art, Mira Pokrywiecki.

Mira explica que é importante entendermos que saúde significa um estado de completo bem-estar físico mental, espiritual e social e que as terapias alternativas desempenham um papel fundamental na manutenção desses pontos.

- Publicidade -

“Práticas como yoga, meditação e massagens desempenham um papel fundamental, pois auxiliam no alívio da tensão, estimulam a circulação sanguínea e a oxigenação cerebral, têm efeito relaxante e distensionam a musculatura. Sendo assim, investir nessa forma de cuidado é fundamental e pode mudar a vida de uma pessoa”, completa.

Em conjunto às terapias alternativas, o combate ao estresse pode ser intensificado com a inserção de outros hábitos na rotina como atividades físicas regulares, vivenciar momentos de lazer, diversão e prazer, descansar a mente, dormir de 7 a 8 horas por dia e reservar momentos de autocuidado e conexão com a natureza que podem ajudar a elevar a autoestima e a sensação de felicidade. Existem alimentos e até mesmo plantas que nos ajudam a manter a calma e o equilíbrio – vale a pena pesquisar!

Mas lembre-se: uma consulta com profissionais de saúde é fundamental para avaliar os melhores tratamentos e entender cada caso. Cada pessoa é única e é muito importante buscar ajuda – converse com as pessoas próximas e procure atendimento profissional sempre que sentir necessidade!

- Publicidade -

Terapias alternativas para combater o estresse

controlar ansiedade
Foto: Diana Simumpande | Unsplash

Mindfullness

É um tipo de meditação com o objetivo de desenvolver a atenção plena e contribuir para amenizar sintomas de ansiedade e depressão, além de ajudar a controlar o estresse. O resultado é o bem-estar e o fortalecimento do organismo de forma geral.

Yoga

É uma técnica mental e corporal relacionada com a meditação de origem oriental. Por meio de práticas como mantra yoga, hatha yoga e outras, a atividade exercita a mente, o físico, o espiritual e o energético. Assim, proporciona a redução da ansiedade e do estresse, regula os sistemas respiratório e nervoso, melhora o sono e aumenta a disposição, além de contribuir para o bom humor e fortalecer o sistema imunológico.

Aromaterapia

aromaterapia óleos essenciais
Foto: Christin Hume | Unsplash

A técnica de terapia utiliza óleos essenciais que são obtidos dos vegetais. Ela tem a função de reestabelecer o equilíbrio do organismo para gerar mais saúde mental e física, além de higiene e bem-estar.

Massagem

Libera o hormônio ocitocina, que ajuda a combater o estresse, tem efeito no tratamento da angústia e da ansiedade e aumenta a tolerância à dor, aliviando a tensão nos músculos e gerando mais flexibilidade. A massagem também traz sensações de carinho, conforto e disposição.

fasciaterapia massagem
Foto: PIxabay

Reflexologia 

Por meio de pressões em pontos específicos nos pés, trabalha a energia vital, estimula as zonas longitudinais e os principais canais ou meridianos, buscando assim equilibrar todo o organismo e trazendo para o indivíduo os mais diversos benefícios, entre eles a redução do estresse.